Zâmbia – Japão (Mundial Feminino)
A estreante Zâmbia mede forças com a “potência” Japão na jornada inaugural do Grupo C do Mundial Feminino. As duas seleções vão defrontar-se no Waikato Stadium, em Hamilton.
Análise Zâmbia
Sorteada no Grupo C juntamente com as congéneres de Espanha e Japão, a seleção da Zâmbia não terá tarefa fácil para alcançar a fase a eliminar do Mundial 2023, mas a realidade é que a seleção africana tem tudo para deixar uma imagem positiva nesta sua estreia na prova.
Única seleção africana presente no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Zâmbia também esteve em destaque na última edição da Taça das Nações Africanas Feminina, no verão de 2022. As comandadas de Bruce Mwape alcançaram as “meias” da competição e só caíram às mãos da África do Sul – que venceria a competição – ao consentirem um golo já para lá dos 90 minutos. Barbra Banda e Rachel Kundananji, principais referências da equipa, foram impedidas de participar na competição devido a “elevados níveis de testosterona”, mas vão disputar este Mundial 2023 e serão, com toda a certeza, duas grandes ameaças às defesas contrárias.
As “Copper Queens” prometem dar muito trabalho às adversárias neste Mundial 2023, pretendendo fazer valer a velocidade das suas unidades mais adiantadas.
Onze provável: Musonda, Belemu, Musesa, Mweemba, Tembo, Susan Banda, Lubandji, Katongo, Kundananji, Chitundu, Barbra Banda
Análise Japão
País com pergaminhos no futebol feminino, o Japão sagrou-se campeão do mundo pela última vez em 2011. Desde então, o “vice” em 2015, no Canadá, correspondeu ao melhor desempenho, sendo que, em 2019, não foi além dos “oitavos” e acabou por desiludir no torneio olímpico jogado em casa ao cair nos “quartos”.
As japonesas preparam-se para disputar a primeira fase final de uma grande competição sob a égide de Futoshi Ikeda, treinador que assumiu os destinos da seleção em outubro de 2021 após experiências com as seleções jovens femininas daquele país.
Equipa organizada e munida de jogadoras muito capazes em termos técnicos, a seleção japonesa ambiciona chegar longe na prova. Face ao enquadramento nesta primeira fase, diríamos que o objetivo mínimo terá que corresponder à passagem à etapa a eliminar, podendo até debater-se com a Espanha pelo primeiro lugar do Grupo C. Este primeiro encontro será muito importante: se vencer a Zâmbia, a seleção japonesa dará um passo de gigante rumo à fase seguinte do Mundial.
Onze provável: Yamashita, Shimizu, Miyake, Kumagai, Minami, Endo, Tanaka, Naomoto, Hasegawa, Nagano, Ueki
Dica de Prognóstico
O favoritismo está naturalmente do lado do Japão, mas se há equipa que pode baralhar as contas neste Grupo C, é a Zâmbia. A sua dupla ofensiva promete causar estragos na Oceânia e o estatuto de estreante “esconde” o imenso potencial desta equipa africana que deverá ser uma das sensações da competição.
Casas de Apostas com os melhores Bónus