O Wolfsburgo conquistou, pela primeira vez na sua história, a Bundesliga na época 2008/2009, mas é esta temporada que tem encantado os adeptos alemães.
Campeonato
Em 2007/2008, o clube germânico contratou o antigo treinador do Bayern, Felix Magath. Uma aposta que rapidamente se viu que foi a mais acertada. A escolha sobre o treinador alemão valeu ao Wolfsburgo o 5º lugar no campeonato, a sua melhor classificação de sempre e, consequentemente, a qualificação para a Taça UEFA, onde foram eliminados pelo PSG nos 16-avos de final da época seguinte.
Em 2008/2009 o desfecho final da época superou todas as expectativas.
Os lobos verdes terminaram em 1º lugar no campeonato e conquistaram o título após uma goleada por 5-1 sobre o Werder Bremen. Uma campanha que ficou marcada pelo facto do Wolfsburgo igualar a melhor série de vitórias consecutivas, 10 jogos seguidos a ganhar depois da pausa de Inverno. Um recorde que foi ultrapassado pelo Bayern Munich em 2013/2014 com 19 vitórias.
Grafite e Dzeko foram os avançados que mais contribuíram para o sucesso do título com 28 e 26 golos cada. Felix Magath cedeu o seu lugar a Armin Veh e a época seguinte não correu da melhor forma no campeonato e na Liga dos Campeões.
No campeonato, os lobos ficaram em 8º lugar e, nas competições internacionais, foram relegados para a Liga Europa, onde se ficaram pelos quartos-de-final.
Nota ainda para a derrota na Supertaça alemã, frente ao Werder Bremen, e a eliminação prematura na 2ª eliminatória da Taça. Desde então a equipa tem sofrido um processo de reformulação para voltar ao topo do futebol alemão e europeu.
Bayern
O Bayern tem dominado a seu belo prazer o futebol alemão nos últimos anos, com o Dortmund a intrometer-se na luta pelo trono mas de forma tímida e sem consistência.
Em 2010/2011, o Wolfsburgo lutou com todas as forças para evitar a despromoção e só garantiu a manutenção na última jornada.

A vitória do Wolfsburg por 4 a 1 ao Bayern Munique só surpreendeu pela expressividade do resultado
A melhor classificação desde o título teve lugar na época 2013/2014, onde a equipa orientada por Dieter Hecking alcançou o 5º posto da tabela classificativa.
O bom trabalho de Dieter foi reconhecido pelos adeptos e o técnico alemão cumpre a sua terceira época seguida no clube. Inesperadamente, esta temporada o Wolfsburgo aparece como o grande candidato à conquista do 2º lugar.
O futebol praticado pela equipa verde e branca tem suscitado a atenção dos mais curiosos adeptos do futebol e conquistado a opinião geral. Uma equipa organizada tacticamente e tecnicamente dotada.
A vitória por 4-1 sobre o Bayern, no passado fim-de-semana, só foi surpresa pela expressividade no resultado mas, a verdade, é que em casa o Wolfsburgo conta com 8 vitória, 2 empates e nenhuma derrota, num total de 22 golos marcados e 7 sofridos.
Neste momento 8 pontos separam o 1º classificado, Bayern, do 2º, Wolfsburgo, mas pela amostra na goleada a diferença deveria ser menor. A estratégia montada por Dieter Hecking teve um grande alcance com o Wolfsburgo a dominar o Bayern, apostando no contra-ataque. Uma equipa que defende bem e desdobra-se ainda melhor no seu processo ofensivo.
Uma vitória que colocou um ponto final nos 9 jogos consecutivos a ganhar, por parte do Bayern.
Liga Europa
À atenção do Sporting.
O emblema germânico terminou a fase de grupos da Liga Europa em 2º lugar. O Grupo H, constituído por Everton, Wolfsburgo, Krasnodar e Lille, terminou com a equipa inglesa em 1º lugar, com 11 pontos, mais um que os alemães. 14 golos marcados e 10 sofridos não constituem um registo particularmente interessante no que toca ao capítulo defensivo.
Uma equipa que apresenta diversos recursos para os vários sectores do campo, tendo assegurado, nesta janela de transferências, a contratação de André Schurrle. Um reforço que pode marcar a diferença, juntando-se a tantos outros que o Wolfsburgo tem à sua disposição. Benaglio, Naldo, Ricardo Rodríguez, Vieirinha, Luiz Gustavo, Perisic, Hunt, De Bruyne, Bendtner e Bas Dost são alguns dos protagonistas deste conjunto.
O Sporting terá uma tarefa muito complicada para ultrapassar o 2º classificado da Bundesliga. Um resultado positivo na Alemanha poderá ser a chave desta eliminatória. O clube português desloca-se às terras germânicas no próximo dia 19 de Fevereiro.
Boas Apostas!