O Wolfsburg confirmou, na noite de ontem, a manutenção no principal escalão de futebol alemão ao bater o Eintracht Braunschweig, enquanto que o Troyes conseguiu levar a melhor sobre o Lorient no paly-off de promoção e carimbou acesso à Ligue 1.

Lobos continuam na Bundesliga

Golo importante de Vieirinha ajudou a carimbar a manutenção.

Golo importante de Vieirinha ajudou a carimbar a manutenção.

Depois de uma temporada decepcionante para o Wolfsburg, onde perderam 17 dos 34 jogos disputados no campeonato, vencendo somente 10, o Wolfsburg viu-se envolvido na batalha da zona de relegação e terminou o campeonato como 16º classificado com 37 pontos, a par com o 15º Hamburgo mas com uma diferença inferior entre golos marcados e sofridos. Do outro lado do campo encontrou um Eintracht Braunschweig que teve uma grande campanha, vencendo 19 dos 34 jogos do campeonato e perdendo apenas 6, terminando assim como 3º classificado com 66 pontos.

Os Lobos conseguiram ser superiores nas duas mãos, foram sempre melhores e foram quem mais perigo criou ao longo dos dois jogos. Na 1ª mão um golo solitário de Mario Gómez, de grande penalidade, aos 35 minutos colocou o Wolfsburg em vantagem na eliminatória. A 2ª mão não foi muito diferente da 1ª, com os Lobos a deslocarem-se até terreno inimigo e a conseguirem vencer mais uma vez por 1-0, desta vez com golo de Vieirinha, remate fortíssimo numa bola perdida fora de área que não deu hipótese ao guarda-redes adversário. Os Lobos conseguiram assim evitar cair no 2º escalão de futebol alemão, onde não participam desde 1996/97.

A direcção da equipa chegou mesmo a contratar o 3º treinador da época, Andries Jonker, com este holandês a liderar os Lobos nos últimos 12 embates do campeonato, e nos 2 encontros do play-off, mas a precisar ainda, muito, de melhor os aspectos defensivos da equipa, bem como a forma como abordam o processo ofensivo.

Troyes atira Lorient para a Ligue 2

Um ano após a relegação, Troyes volta a subir para a Ligue 1.

Um ano após a relegação, Troyes volta a subir para a Ligue 1.

A Ligue 2 foi bastante renhida esta temporada, com o Strasbourg e o Amiens a subirem directamente para a Ligue 1 e com o Troyes a ter que disputar o play-off de promoção contra o Lorient. O campeonato terminou com uma diferença de 3 pontos entre o 1º e o 6º classificado, dando assim sinais de que as equipas lutaram com tudo até à última jornada. Já o Lorient ficou como 18º classificado com 36 pontos, 1 a mais que o 19º Nancy, e 1 a menos que o 17º Caen, e mostrou-se incapaz de levar a melhor sobre um Troyes que esteve em grande forma ao longo da temporada.

O Troyes fez uma grande campanha ao longo do campeonato francês, vence do 19 dos 38 desafios em que participou, perdendo 10, apresentando sempre um percurso regular, embora tenha sofrido uma baixa de forma entre a 17ª e a 27ª jornada, mas conseguiu terminar em lugares de promoção. Esta equipa apresentou um dos melhores ataques da Ligue 2 e contou mesmo com a presença do melhor marcador da mesma, Adama Niané, que apontou 24 tentos.

Já o Lorient atravessou uma péssima temporada, com o melhor registo que conseguiu durante toda o campeonato foram 3 vitórias consecutivas, entre a 30ª e a 33ª jornada, e venceram apenas 10 dos 38 desafios da Ligue 1, perdendo 22. Os 70 golos que sofreram no campeonato fizeram do Lorient a equipa mas batida da prova. O Troyes decidiu o play-off na 1ª mão, onde recebeu este Lorient e venceu por 2-1 num jogo onde apesar do factor casa estiveram sempre inferiores ao Lorinet, que criou muito mais perigo e teve mais posse de bola, mas não foi tão eficaz. Já na 2ª mão o encontro foi mais aborrecido e terminou sem golos, com o Lorient a controlar o jogo em ambas partes, mas com o Troyes a acertar mais vezes no alvo, embora sem êxito.

Posto isto o Troyes regressa mais uma vez ao principal escalão de futebol francês apenas 1 ano depois de ter sido despromovido, enquanto que o Lorient regressa à Ligue 2 pela primeira vez desde 2005/06.

Boas Apostas!