Wolfsburg – Freiburg (Bundesliga)
Numa partida entre dois concorrentes diretos na luta pelo acesso àa Liga Europa 20/21, as equipas de Wolfsburg e Freiburg medirão forças, no próximo sábado, ao início da tarde, num jogo agendado para a 31.ª jornada da Bundesliga alemã e a ter lugar na Volkswagen Arena, na cidade de Wolfsburgo. A formação de Oliver Glasner aparece como a melhor cotada para terminar no atual 6.º lugar que ocupa, com mais quatro pontos que a turma de Christian Streich. Pelo meio, há ainda o Hoffenheim, um nome com que ambos terão ainda de se preocupar.
Análise Wolfsburg
A equipa do Wolfsburg chega a esta 31.ª jornada na 6.ª posição da tabela classificativa, que garante o apuramento para as pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos da próxima edição da Liga Europa. Com registo de 45 pontos, os “lobos” seguem com vantagem de dois pontos em relação ao Hoffenheim e de quatro para o Freiburg. Com Bayer Leverkusen e Borussia M’Gladbach a 11 pontos de distância, há muito que o 5.º lugar deixou de estar no horizonte. Nas 30 partidas já realizadas, a formação comandada por Oliver Glasner soma um total de 12 vitórias, nove empates e nove derrotas, com 42 golos marcados e 36 golos sofridos.
Desde que a Bundesliga retomou a sua atividade, o Wolfsburg ainda não empatou, tendo somado três vitórias e duas derrotas nos cinco jogos efetuados. Curiosamente, os triunfos coincidem com as vezes em que a equipa de Glasner atuou fora de casa e as derrotas com as partidas que efetuou dentro de portas. Na última jornada, o Wolfsburg reagiu bem ao desaire averbado na receção ao Eintracht Franfkurt (1-2), tendo somado os três pontos após deslocação ao terreno do Werder Bremen (1-0). Wout Weghorst, com golo apontado aos 82 minutos, foi o herói de um jogo que caminhava a passos largos para o nulo com que se iniciou.
Onze provável: Casteels – Mbabu, Pongracic, Brooks, Roussillon – Steffen, Arnold, Schlager, João Victor – Brekalo – Weghorst
Análise Freiburg
A equipa do Freiburg tem feito uma campanha acima das expectativas geradas aquando do início da temporada. Tendo a permanência como principal objetivo, o coletivo de Christian Streich tem alimentado com propriedade a esperança de poder vir a representar o futebol alemão nas competições europeias da próxima temporada. À entrada para esta jornada 31, o Freiburg aparece na 8.ª colocação, com registo de 41 pontos, menos dois que o Hoffenheim e menos quatro que o Wolfsburg. Atrás, seguem Hertha Berlin e Schalke 04, ambos com 38 pontos. Até à data, o Freiburg venceu um total de 11 partidas, empatou em oito e perdeu nas outras 11. Marcou 39 golos e encaixou em 41 ocasiões.
A partida da última jornada do campeonato, que terminou com triunfo de 1-0 na receção ao difícil Borussia M’Gladbach, trouxe grande alegria à comitiva do Freiburg. Foi a primeira vitória, ao fim de cinco jogos, que a equipa conseguiu desde a retoma do campeonato alemão. Até então, o Freiburg tinha conseguido empatar nas duas vezes que jogou fora, perante Leipzig (1-1) e Eintracht Frankfurt (3-3), e havia saído derrotado dos dois jogos que realizou em casa, diante do Werder Bremen (0-1) e do Bayer Leverkusen (0-1).
Onze provável: Schwolow – Kübler, Heintz, Lienhart, Günter – Waldschmidt, Koch, Höfler, Schmid – Grifo – Petersen
Dica de Prognóstico
Separados por quatro pontos entre o 6.º e o 8.º lugares da tabela classificativa da Bundesliga – que já só terá quatro jornadas até final, incluindo esta –, Wolfsburg e Freiburg deverão protagonizar um jogo de uma dinâmica ofensiva muito interessante. Havendo ainda o Hoffenheim (com 43 pontos) na corrida por um lugar de apuramento europeu, será de esperar que tanto Oliver Glasner, como Christian Streich, montem estratégias que lhes permitam, única e exclusivamente, somar os três pontos nesta disputa. Caso se confirmem essas abordagens, não faltarão espaços para os ataques se sobreporem às defesas, o que justifica o investimento no mercado de mais de 2,5 golos, cotado a 1.58 na Bet.pt.