Entramos há poucos dias numa das épocas que muitos dos amantes do ténis mais apreciam. É altura de jogar em relva, e aqui é que se vê quem tem “mãozinhas, ou pulso para a coisa”. De facto esta superfície exige bastante mais astúcia por parte dos executantes, e o jogo mais físico e de maior movimentação que habitualmente se vê no saibro, aqui dá lugar à habilidade técnica dos jogadores. É também aquele tipo de terreno propício para os chamados “pezudos” aqueles jogadores gigantes, como por exemplo: Kevin Anderson, Milos Raonic, John Isner, Zverev, entre muitos outros. São aqueles jogadores em que usam o seu serviço como arma principal, e este torna-se mais eficaz nesta superfície.

Mas, há que contar com os “pesos pesados” que ocupam os primeiros lugares do ranking, como por exemplo: Djokovic, Federer, Nadal, Thiem, ou mesmo o japonês Nishikori. Naturalmente que Federer será novamente um dos favoritos a vencer esta competição, ele que venceu no ano de 2017. Mas, obviamente que Djokovic é candidato a renovar o título que conquistou na época passada, havendo ainda Nadal, que embora não seja a sua superfície de eleição, é sempre um candidato a vencer o torneio. E há ainda a contar com Zverev, e depois numa segunda linha aparecem jogadores que podem ir muito longe, como Kevin Anderson, Raonic, Isner, ou Cilic e até Nishikori. Confira todos os cabeça de série:

Djokovic; Federer; Nadal; Anderson; Thiem; Zverev; Tsitsipas; Nishikori; Isner; Khachanov; Medvedev; Fognini; Cilic; Coric; Raonic; Monfils; Berrettini; Basilashvili; Auguer-Aliassime; Siomn; Goffin; Wawbrinka; Bautista Agut; Schwartzman; De Minaur; Pella; Pouille; Paire; Shapovalov; Edmund; Djere e Lajovic

Quem sucede a Novak Djokovic?

Times of India

Times of India

Na temporada passada, Djokovic e Nadal tiveram um jogo que vai ficar para a história. O Sérvio precisou de 5 horas e 16 minutos para garantir o passaporte para a final que iria jogar com Kevin Anderson. Este jogo das meias-finais começou na Sexta-Feira, mas teve de ser interrompido às 23:00, devido aos regulamentos, para ser retomada no Sábado. Um jogo intenso, que levou os dois jogadores à exaustão, e com os parciais de 6-4, 3-6, 7-6 (11-9), 3-6 e 10-9. O jogo da final foi bem menos “penoso” para o jogador sérvio que venceu em sets directos: 6-2, 6-2 e 7-6 .

Mas, este ano conseguirá Djokovic renovar o título? A concorrência é enorme, e Federer está de volta, e apesar da sua bonita idade de 37 anos, ainda passeia um talento extraordinário. O jogador suíço está muito mais selectivo nos torneios que escolhe participar, e este ano, num passado recente, apareceu em alguns torneios de terra batida, como Roma, e mais recentemente em Roland Garros onde encontrou o “tubarão” Rafael Nadal, e naturalmente o suíço foi eliminado, sem apelo nem agrado, e em sets directos. Mas, no primeiro torneio que jogou em relva, foi em Halle, e não perdeu a oportunidade de juntar mais um caneco, à sua enorme carreira, derrotando David Goffin por (2-0). Roger Federer é uma das principais ameaças ao trono de Djokovic.

Outra forte ameaça será Rafael Nadal, mesmo não sendo esse o seu piso favorito, mas a verdade é que o espanhol não joga mal em nenhum tipo de piso. Esta época cumpriu o seu “ritual” de arrecadar o troféu no torneio Roland Garros, e apareceu apenas no Hurlingham, em relva, mas teve o “azar” de encontrar um especialista nessa superfície e acabou por perder às mãos de Marin Cilic. De recordar que Nadal chegou às meias-finais na época passada, como em cima foi referido, e deu muito trabalho ao actual campeão.

Depois numa segunda linha aparecem jogadores muito completos, como Zverev, Tsitsipas, Nishikori, e claro os outsiders John Isner, Cilic, Raonic e também Wawbrinka, se chegar em boas condições físicas.

Torneios ATP de preparação para Wimbledon

A época de grama começou, e logo com Mannarino a vencer o Lebéma Open, derrotando Thompson em sets directos (7–67, 6–3 ). Depois chegou o torneio de Estugarda, e aí foi o italiano Berrettini a derrotar o canadiano Auguer-Aliassime, também em sets directos (6–4, 7–611). Seguiu-se o torneio de Halle, e aí já participou Federer, e naturalmente que venceu frente a David Goffin (7–62, 6–1 ). E já em Londres, Feliciano López venceu o ATP 500, derrotando Giles Simon (6–2, 46–7, 7–62).

Neste momento estão a decorrer mais dois torneios, o de Antalya e o de EastBourne. Na Turquia o torneio está nas semi-finais, que serão disputadas por: Carreño Busta vs Sonego e o outro jogo será entre J. Thompson vs Kecmanovic. No torneio de EastBourne, Fritz vs Edmund vão jogar a primeira semi-final, enquanto que Fabbiano vs Sam Querrey disputam a outra vaga na final. Grande oportunidade para gigante Sam Querrey voltar aos títulos, que seria o seu 11º na carreira.

Boas Apostas!