Depois de um início de temporada bastante caricato, onde chegou mesmo a passar pelos lugares da zona de relegação, o Valencia parece estar finalmente a entrar nos eixos, destacando-se o triunfo da última jornada do campeonato espanhol, onde venceu em casa do 6º classificado Villarreal, por 0-2.
A fase negra do Valencia
Quatro derrotas nos primeiros quatro jogos consecutivos, na recepção ao Las Palmas e ao Real Betis e em terreno do Eibar e do Atheltic Bilbao, viram o Valência chegar ao fim da 4ª jornada em último lugar na tabela de classificação geral. Este paupérrimo arranque de campeonato levou ao despedimento de Pako Ayestarán, com Voro González a assumir os comandos da equipa até que fosse contratado um novo técnico. Voro González disputou então 3 embates como treinador principal, vencendo 2, contra o Alavés e Leganés, e perdendo o restante contra o Atlético de Madrid, conseguindo tirar Los Ché da zona de relegação e coloca-los no bom caminho.
Foi então que chegou Cesare Prandelli, que tal como Pako Ayestarán também não conseguiu trazer nada de positivo ao Valencia, vencendo apenas o primeiro jogo como treinador principal da equipa, em casa do Sporting Gijón, e contabilizando 4 derrotas e 3 empates nos 8 jogos no campeonato espanhol, voltando a deixar o Valencia em muito maus lençóis. O treinador italiano acabou por se demitir no desfecho da 15ª jornada, o último jogo de 2016 e numa altura que a equipa Ché se encontrava em 17º lugar, e antes do início do mercado de transferências de Janeiro, onde eram de esperar alguns reforços.
Voro e o renascimento da equipa Ché
Depois da saída de Prandelli, o Valencia anunciou que seria novamente Voro o escolhido a comandar a equipa, desta vez até ao final da temporada. Ao que tudo indica, este espanhol parece deter a chave para o sucesso do Valencia, já que nos 3 jogos que disputou do campeonato espanhol, desde que voltou a assumir os comandos da equipa, não perdeu nenhum deles, empatando com o Osasuna, e vencendo o Espanyol e o Villarreal. Estes 7 pontos, de 9 possíveis, foram uma lufada de ar fresco para a equipa Ché que conseguiu finalmente afastar-se da zona de relegação, subindo para o 15º lugar da tabela onde conta agora com 6 pontos de segurança acima da linha de água.
Voro não só conseguiu pôr fim a um jejum de vitórias que se prolongou durante 3 meses, como conseguiu incutir confiança nos seus jogadores, tendo já sido vista uma melhoria na forma como guardam a bola, detendo maior percentagem de posse de bola durante o jogo e conseguindo criar mais situações de perigo ao longo da partida, também com um melhor poder de finalização. Agora, sem nenhuma outra competição com que se preocupar, resta saber se o treinador espanhol irá conseguir dar continuidade a este bom registo e manter o Valencia longe dos lugares de despromoção.
Boas Apostas!