Vitória Setúbal – Sporting (Liga NOS)
Esta sexta-feira vão a jogo os dois primeiros classificados da Liga NOS, o Sporting e o FC Porto, que trocaram posições na tabela, tendo em conta que os portistas não terminaram a sua partida, mas que continuam ombro a ombro na busca do título nacional. Para o Sporting, a jogar fora de casa, terá que enfrentar um estádio onde nem sempre conseguiu ser feliz nos últimos anos, mas onde tem a obrigação de conseguir um resultado relevante. Segurar o primeiro lugar, mesmo que seja devido ao facto de ter mais um jogo do que o adversário, através de uma vitória frente a uma equipa que está nos lugares de descida poderá parecer mais fácil do que realmente será.
O Vitória de Setúbal não tem conseguido largar os lugares do fundo da tabela, ainda que o facto de ter atingido a Final Four da Taça da Liga lhe tenha permitido um aumento de confiança e, sobretudo, a capacidade de lutar de uma outra forma pelos pontos em cada jogo. Na prática, no entanto, o Vitória de Setúbal entrou em 2018 com três jogos sem derrotas, mas sem também conseguir vencer nenhum deles. Para piorar, essa divisão de pontos foi realizada frente a equipas que estão envolvidas na mesma luta pela manutenção e é isso mesmo que poderá custar aos sadinos, não aproveitar para vencer em jogos onde os pontos contariam a dobrar. Primeiro, em casa, com o Estoril, depois, em visitas a Tondela e Moreira de Cónegos, o Vitória saiu sempre com o empate. Em dois casos, Estoril e Moreirense, a equipa vitoriana esteve a vencer por 2 a 0, permitindo depois a divisão dos pontos, o que muito dirá sobre a capacidade de resistência do Vitória. Patrick, Nenê Bonilha e Yannick Djaló estão lesionados e ausentes dos chamados por José Couceiro.
Onze Provável: Pedro Trigueira – Arnold, Vasco Fernandes, Pedro Pinto, Nuno Pinto – Tomas Podstawski, André Pedrosa – João Amaral, Costinha, João Teixeira – Gonçalo Paciência.
O Sporting está a investir no fortalecimento do plantel e as contratações continuam a chegar. Rúben Ribeiro já se estreou, somando até uma assistência para um dos golos de Bas Dost, com Misic e Wendell integrados nos treinos – ainda que, segundo a opinião de Jorge Jesus, estejam ainda longe de poder dar um contributo consistente à equipa. Entretanto chegou Fredy Montero, que no esquema do Sporting fortalece as opções para a linha avançada, adaptando-se para ser um segundo avançado nas costas de Bas Dost, mesmo que vá agora começar a sua pré-temporada. As vitórias frente ao Marítimo e ao Aves demonstraram o poderio da equipa de Alvalade, com uma visita ao Bonfim para eliminar o Cova da Piedade da Taça de Portugal. É esse tipo de força que se espera ver na noite de sexta-feira, com o Sporting a apostar forte no somar de três pontos, entrando em busca do golo e da resolução rápida do desafio. Jonathan Silva continua entregue ao departamento médico, numa equipa onde não se esperam grandes modificações.
Onze Provável: Rui Patrício – Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão – William Carvalo, Rodrigo Battaglia – Gelson Martins, Bruno Fernandes, Acuña – Bas Dost.
Em jogos da Liga, a última vez que o Sporting perdeu pontos em Setúbal foi em 2013/14, mas na época passada foi neste estádio afastado da Taça da Liga.
Favoritismo para o Sporting numa partida onde sentirá a pressão de ser o primeiro classificado, mas onde também tem todas as armas para ultrapassar o adversário em causa.