Vitória Guimarães – Belenenses (Liga NOS)
A edição de 2020/21 da Liga Portuguesa está aí à porta e, na próxima sexta-feira, o segundo jogo da calendarização da 1.ª jornada colocará frente a frente as equipas do Vitória Sport Clube e do Belenenses. A partida, que se realizará à porta fechada, terá lugar no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, ao início da noite. Este será o primeiro jogo oficial de Tiago Mendes como treinador principal, no início de uma época em que os vimaranenses apontam à qualificação europeia. Já os “azúis” continuam a ser liderados pelo treinador Petit, que volta a apontar à manutenção como objetivo principal para a nova época.
Análise Vitória Guimarães
Na última temporada, o Vitória Guimarães destacou-se sobretudo pelo futebol positivo e articulado que praticava, sob a liderança técnica de Ivo Vieira, mas os resultados obtidos nas mais diferentes competições não corresponderam às expectativas. Com mais agravo, a participação no campeonato fez com que os “conquistadores” acabassem na 7.ª posição da classificação e, assim, fora dos lugares de apuramento para a Liga Europa. Não satisfeita, a direção presidida por Miguel Pinto Lisboa resolveu mudar de treinador, apostando agora no jovem Tiago Mendes, ex-adjunto de Diego Simeone no Atlético Madrid e de Hélio Sousa no escalão de Sub-20 da Seleção Portuguesa.
As mudanças ao plantel principal da última época são muitas, mas o destaque terá de ir para a política que mescla a contratação de jogadores experientes (Quaresma à cabeça, mas também o lateral Sílvio, por exemplo) e outros jovens com elevada margem de potencial e capacidade para render no imediato. Na pré-época, a equipa vimaranense realizou três jogo de caráter amigável, sendo que não perdeu em nenhum. Começou por ganhar à sua equipa ‘B’ (3-2) e ao Académico Viseu (2-1), tendo empatado, por último, diante do vizinho Moreirense (0-0), num jogo efetuado no D. Afonso Henriques.
A “estrela” da companhia, Ricardo Quaresma, está em dúvida para a estreia vimaranense no campeonato.
Onze provável: Varela – Sacko, Jorge Fernandes, Suliman, Carls – Poha, André André, Pepelu – Edwards, Bruno Duarte, Rochinha
Análise Belenenses
A formação do Belenenses aponta, com naturalidade, à luta pela permanência na elite do futebol português nesta época de 2020/21, até porque, em 2019/20, o conjunto que permanece orientado por Petit teve dificuldades para garantir a manutenção e, até ao momento, não se reforçou de forma adequada a subir de modo considerável o nível exibido na última temporada. No último campeonato, o Belenenses terminou na 15.ª posição da tabela classificativa, com registo de 35 pontos, apenas dois a mais que o Portimonense, que terminou em zona de descida, sendo posteriormente repescado devido à penalização imposta ao Vitória de Setúbal, que acabou por cair para o terceiro escalão.
Dos principais jogadores da época passada, o Belenenses perdeu jogadores como Nuno Coelho e André Santos, tendo ido ao mercado para colmatar as suas saídas e tentar acrescentar qualidade e alguma profundidade às opções do técnico Petit. Na lista de entradas, figuram jogadores como Miguel Cardoso (extremo ex-Tondela que regressa a Portugal por empréstimo do Dínamo Moscovo), Afonso Taira (ex-Hermannstadt), Bruno Ramires (ex-Feirense), Henrique (ex-Al Ittihad), entre outros. Na pré-temporada, os “azúis” não conseguiram bons resultados, visto que perderam os três jogos, contra Benfica (4-0), Sporting (3-1) e Vilafranquense (2-1).
Para esta estreia, Petit não poderá contar com quatro jogadores, todos por lesão: Gonçalo Silva, Akas, Kau e Nilton Varela.
Onze provável: André Moreira – Esgaio, Tomás Ribeiro, Henriques, Luís Silva, Rúben Lima – Licá, Taira, Ramires, Varela – Edi Semedo
Dica de Prognóstico
Este deverá ser um jogo muitas vezes de sentido único, uma vez que, pela diferença de armas que tem à disposição, o Belenenses deverá remeter-se na maior parte do tempo à sua organização defensiva, perante um Vitória Guimarães mais afirmativo nas suas intenções de atacar a baliza contrária, de forma a somar os três pontos neste arranque. Sem muito tempo para incutir as ideias do novo treinador, numa pré-época atípica devido à reformulação da calendarização provocada pela pandemia, é provável que os vimaranenses sintam algumas dificuldades para ultrapassar a muralha defensiva azul. Neste sentido, perfila-se como uma boa aposta o investimento na dupla possibilidade do triunfo do Vitória Guimarães ou Empate e Menos de 3,5 golos, um mercado cotado a 1.62 na Betclic.