Vitória de Setúbal – Famalicão (Liga NOS)
Numa partida inserida na calendarização da 32.ª jornada da Liga NOS, o Estádio do Bonfim, em Setúbal, irá acolher, na próxima segunda-feira, o confronto entre as equipas do Vitória Futebol Clube e do Famalicão, à porta fechada. O treinador Lito Vidigal regressou ao Bonfim a quatro jornadas do fim do campeonato, à procura de salvar a equipa do Vitória de descida de divisão, mas não começou bem a sua aventura. Procurará, então, pôr fim à crise que se assolou dos setubalenses, perante o conjunto de João Pedro Sousa, que segue com a motivação extra de estar envolvido na luta pelo acesso à Liga Europa, isto num ano em que regressou, após mais de duas décadas, ao primeiro escalão.
Análise Vitória de Setúbal
A equipa do Vitória de Setúbal chega a esta jornada na 16.ª posição da tabela classificativa, a primeira acima da zona de despromoção, com apenas mais três pontos que o penúltimo classificado Portimonense. O registo da equipa agora comandada pelo técnico Lito Vidigal é de 30 pontos, os mesmos do Tondela e menos um que o Belenenses. Até ao momento, a caminhada global da turma sadina neste campeonato traduz-se por seis vitórias, 12 empates, 13 derrotas, 24 golos marcados e 41 golos sofridos.
Na última jornada do campeonato, o Vitória de Setúbal estreou-se sob a liderança técnica de Lito Vidigal, que substituiu Meyong, interino na partida anterior (derrota por 2-3 com o Paços de Ferreira) após a saída de Julio Velázquez. As coisas não correram bem e a crise agravou-se, já que o desaire na visita ao já despromovido Desportivo das Aves (1-0) fez com que o Vitória alcançasse a quinta derrota consecutiva e a redonda marca de 13 jogos consecutivos sem conhecer o sabor do triunfo.
Onze provável: Makaridze – Sílvio, Artur Jorge, Jubal, Bruno Pires – Semedo, Nuno Valente, Éber Bessa – Hildeberto, Hachadi, Mansilla
Análise Famalicão
Numa época marcada pelo regresso à elite do futebol português 25 anos após a última presença, a equipa do Famalicão começou com o grande objetivo da permanência, mas cedo deu sinais que poderia vir a lutar por intentos de maior valia. Não é à toa que a equipa orientada por João Pedro Sousa chega a esta 32.ª jornada na 6.ª posição da tabela classificativa geral, com registo de 49 pontos, apenas um de atraso para o Rio Ave, que ocupa a primeira vaga de acesso à Liga Europa 2020/21. Em 31 jornadas, os famalicenses conseguiram ganhar 13 vezes, empataram em 10 e perderam em oito, com total de 46 golos marcados e 45 golos sofridos.
Depois de quebrar uma série de três jogos consecutivos sem ganhar, ao triunfar na visita ao terreno do Tondela (0-1), de há duas jornadas atrás, o Famalicão conseguiu um ponto importante, num jogo onde não contava com nenhum favoritismo. Em casa, a equipa minhota empatou a uma bola diante do vice-líder e ainda campeão nacional em título Benfica, com um golo apontado por Guga ao minuto 84, a restabelecer a igualdade, que tinha sido quebrada aos 37 minutos da primeira parte pelas “águias”. Nos sete jogos efetuados pós-paragem, o Famalicão soma três vitorias, três empates e uma derrota.
Onze provável: Defendi – Ivo Pinto, Pérez, Roderick, Centelles – Gustavo Assunção, Guga, Racic – Diogo Gonçalves, Toni Martínez, Fábio Martins
Dica de Prognóstico
Numa partida entre duas equipas que ainda lutarão pelos respetivos objetivos nas últimas três jornadas do campeonato, a expectativa é a de um jogo bem disputado, com ambos os conjuntos a querer lutar, única e exclusivamente, pela vitória. No segundo jogo com Lito Vidigal ao leme, o Vitória de Setúbal terá de ir em busca de pôr fim à crise de resultados que o deixa numa situação de grande vulnerabilidade relativamente à luta pela manutenção, contando para isso com o regresso ao seu estádio. Já o Famalicão chega a este jogo depois de ter perdido o 5.º lugar na última jornada, mas a apenas um ponto do Rio Ave e, por isso, obrigado a ganhar para poder voltar a ultrapassar os vila-condenses. Assim, prevê-se que ambas as equipas joguem voltadas para o ataque, num contexto mais propenso ao aparecimento de alguns erros defensivos e oportunidades de golo. A aposta com mais valor será, portanto, no mercado de mais de 2,5 golos, cotado pela Bet.pt a 2.00.