“A luta mais acirrada da história do Campeonato Brasileiro”. A nove jogos do fim, Palmeiras e Flamengo continuam bem vivos na luta pela conquista do título brasileiro. O “Verdão” é líder com 60 pontos e galga uma barreira a cada jornada que passa, enquanto o Flamengo tem três pontos de desvantagem, não desarma e segue firmemente na perseguição. Na 29ª ronda do Brasileirão, Paulistas e Cariocas venceram os respetivos desafios, enquanto o Atlético Mineiro (3º colocado) perdeu terreno na luta pelo título ao empatar na Arena Corinthians. A cada jornada que passa, no topo da tabela, a história repete-se.
É preciso recuar até à 22ª jornada do campeonato brasileiro para iniciarmos esta abordagem à luta entre Palmeiras e Flamengo pela conquista do título. O Flamengo venceu no terreno da Chapecoense (1-3) e aproveitou o deslize do Atlético Mineiro na visita à Arena Grémio (1-1) para assumir a vice-liderança do campeonato brasileiro. Desde então, o “Mengão” orientado por Zé Ricardo não largou o segundo posto da tabela, aproveitando para ampliar a vantagem em relação ao “Galo” – quatro pontos, por esta altura. Nos últimos sete jogos disputados por Palmeiras e Flamengo, um ponto foi a diferença miníma entre os dois emblemas, sendo que por esta altura se cifra em três pontos. Desde então, as duas equipas já se defrontaram no terreno do Palmeiras e o saldo final do encontro foi um empate a uma bola. As duas equipas têm sido exemplarmente regulares na atual edição do campeonato brasileiro, algo invulgar neste contexto competitivo. Na 29ª ronda do campeonato brasileiro, o Flamengo recebeu e venceu o “aflito” Snata Cruz por três bolas a zero com golos de Felipe Vizeu, Willian Arão e Marcelo Cirino. O Palmeiras levou a melhor em Londrina frente ao “lanterna vermelha” América Mineiro graças aos tentos de Tchê Tchê e Alecsandro (ex-Sporting) ainda na primeira parte, mantendo a distância em relação ao segundo colocado.
Numa prova como o campeonato brasileiro, adivinham-se dificuldades em todas as deslocações, mesmo quando estamos a falar dos dois primeiros colocados do campeonato brasileiro. Considerando a taxa de aproveitamento de um e outro emblema desde que a perseguição do Flamengo, inferimos que estamos perante duas equipas com percursos muito equilibrados, uma vez que cada uma delas apresenta um aproveitamento na ordem dos 81 por cento. Marcaram o mesmo número de golos nesta fase (12) e o Palmeiras goza de ligeira vantagem no que toca aos golos sofridos, uma vez que sofreu quatro enquanto o principal rival consentiu cinco. Os números são suficientemente elucidativos: Estamos perante as duas melhores equipas do campeonato e os resultados refletem o nível exibicional diferenciado que Flamengo e Palmeiras têm apresentado. À entrada para a recta final do campeonato, o Flamengo parece ter um percurso mais complicado a breve prazo, até porque nas próximas jornadas tem compromissos agendados com Fluminense, Corinthians e Atlético Mineiro. O “Mengão” possui o melhor registo defensivo do campeonato brasileiro (26 golos sofridos em 29 jogos) e Zé Ricardo possui um leque de opções mais vasto que Cuca, tal como tem demonstrado na forma como faz a equipa alinhar na ausência de unidades importantes por força de lesões, suspensões ou ausência para compromissos internacionais. O Palmeiras de Cuca vive mais à base de um conjunto de 13/14 jogadores que são opções válidas, mas não se tem ressentido disso. O melhor ataque da prova (52 golos) apresenta um simbiose interessante entre juventude e experiência, com Gabriel Jesus e Zé Roberto a assumirem papéis de destaque nesse sentido.
Boas Apostas!