Venezuela – Chile (Mundial 2022)
O Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas, acolhe o encontro entre a Venezuela de José Peseiro e a seleção do Chile. A “Vinotinto” ainda não pontuou nesta fase de apuramento para o Mundial de 2022, ao passo que a equipa chilena espera conseguir terminar esta dupla jornada internacional entre os cinco primeiros.
Análise Venezuela
Apontada como uma das duas seleções mais vulneráveis da zona CONMEBOL (a par da Bolívia), a Venezuela tenta transcender-se nesta etapa de qualificação ao competir no limite diante de qualquer adversário. José Peseiro é o responsável por guiar a equipa e, até então, o treinador português ainda não teve motivos para celebrar. Derrotada por três bolas a zero na visita à Colômbia na jornada inaugural, a Venezuela não teve melhor sorte na segunda ronda e sucumbiu na receção ao Paraguai por uma bola a zero. No Metropolitano de Mérida, a Venezuela viu o Praguai adiantar-se ao minuto 85 e, antes do final, viria a beneficiar de uma oportunidade “de ouro” para marcar, mas Yangel Herrera soçobrou no momento de bater uma grande penalidade. Os dois encontros foram disputados em outubro, na primeira dupla jornada da zona sul-americana de apuramento para o Mundial 2022.
No último sábado (14), a seleção venezuelana foi ao Morumbi perder com o Brasil por uma bola a zero. A “Vinotinto” baixou o bloco, aproximou linhas, cedeu a iniciativa do Brasil e foi resistindo como pôde às investidas da seleção local. Praticamente inexistente em termos ofensivos, a Venezuela conseguiu evitar que o Brasil chegasse ao golo até ao minuto 67, altura em que Gabriel Jesus atirou a contar e definiu a partida. Neste encontro com o Chile, é expectável que a Venezuela possa fazer um pouco mais que diante do Brasil (terminou o encontro com apenas 26 por cento de posse de bola e um remate enquadrado), mas a estratégia para este encontro não deverá ser muito diferente.
Onze provável: Fariñez, Rosales, Osorio, Angel, Feltscher, Moreno, Rincón, Casseres, Machís, Soteldo, Rondon
Análise Chile
A seleção do Chile somou os três resultados possíveis em outras tantas rondas nesta fase de apuramento para o Mundial 2022. A formação eleita por Reinaldo Rueda iniciou a campanha com um desaire por duas bolas a uma em solo uruguaio, encontro em que consentiu tento que ditou o desaire já para lá da hora. Na segunda jornada, o encontro com a Colômbia culminou com um empate a dois, ao passo que a primeira vitória surgiu mesmo na terceira, frente à congénere do Peru. No “mano a mano” com uma seleção que se apresentou muito limitada do ponto de vista ofensivo em função de algumas ausências de peso, a equipa chilena conquistou a primeira vitória naquele que foi também o primeiro encontro sem golos sofridos nesta fase de qualificação. Arturo Vidal marcou aos minutos 20 e 35 e a verdade é que não houve um período do encontro em que a vantagem local estivesse realmente ameaçada.
Nesta visita à Venezuela, o Chile deverá apresentar-se num esquema idêntico ao que adotou diante do Peru, assumindo os destinos da partida e procurando furar a organização defensiva da equipa local.
Onze provável: Bravo, Isla, Diaz, Maripan, Beausejour, Pulgar, Vidal, Baeza, Orellana, Sanchez, Meneses
Dica de Prognóstico
O favoritismo está do lado da equipa chilena que deverá gozar de maior ascendente durante praticamente todo o desafio. Tal e qual como se verificou no encontro com o Brasil, “furar” o bloco defensivo desta Venezuela poderá não ser fácil, pelo que associamos um mercado de “menos golos” à hipótese de os “mineiros” regressarem a casa com pontos.