No Brasileirão 2017, o guião tarda em mudar. A história continua a resumir-se ao domínio do Corinthians, líder por uma boa margem que permanece invicto ao cabo de 19 desafios. Na 20ª ronda da competição, o “Timão” não entrou em campo, mas os perseguidores mais diretos falharam todos a oportunidade de se aproximarem à condição.
A Chapecoense deveria ter sido a adversária do Corinthians na 20ª jornada do Brasileirão 2017, porém, a deslocação da equipa Catarinense a Saitama (Japão) para disputar a Copa Suruga Bank com o Urawa Reds (derrota por 1-0) adiou o desafio para dia 23 de agosto. Grêmio, Santos e Palmeiras tinham uma boa oportunidade para encurtarem a distância (mesmo à condição) para o primeiro colocado da tabela, porém, não foram capazes de aproveitar a oportunidade.
Grêmio derrotado pelo Botafogo
Segundo colocado da tabela com 39 pontos, o Grêmio tinha nesta 20ª ronda uma boa oportunidade para reduzir a distância e colocar pressão no Corinthians. No Engenhão, os treinadores de Botafogo e Grêmio optaram por apostar em segundas linhas, preservando a condição física dos seus principais atletas para os jogos da primeira mão das meias-finais da Copa do Brasil, agendados para a madrugada de quarta para quinta-feira. Leandrinho, aos seis minutos da primeira parte, fez o golo que faria a diferença no final dos 90 minutos, oferecendo o triunfo a uma equipa do Botafogo que não vencia para o campeonato brasileiro há cinco jornadas. A equipa de Porto Alegre ainda teve uma oportunidade soberana para marcar quanto o árbitro Wagner Reway apontou para a marcar de grande penalidade à beira do intervalo, mas Marcelo Oliveira foi incapaz de colocar a bola na rede à guarda do paraguaio Gatito Fernández. O resultado final premiou a equipa que esteve por cima do jogo durante mais tempo.
Não foi por falta de oportunidades que o encontro entre Santos e Fluminense, disputado no Pacaembu, terminou sem golos. O segundo nulo da ronda – o primeiro tinha sido registado no Sport – Ponte Preta – foi o saldo final de uma partida interessante, de fases, em que o “Peixe” esteve melhor durante o primeiro tempo e permitiu que o “Flu” desse um ar da sua graça no segundo. No final, a equipa Paulista manteve-se no pódio e viu o Palmeiras, principal perseguidor, permanecer à mesma distância. O ainda campeão em título foi a São Januário empatar a uma bola, sofrendo o golo da igualdade a dois minutos do fim, cortesia do colombiano Manga Escobar que tinha sido lançado por Milton Mendes cinco minutos antes.
Atlético “rende” Flamengo
O Atlético Paranaense deu seguimento à sua trajetória de crescimento neste Brasileirão 2017 e conquistou a quarta vitória consecutiva na prova ao aplicar uma goleada na receção ao Bahia por quatro a um, resultado mais desnivelado da ronda.. Ao conquistar os três pontos, o “Furacão” beneficiou ainda da derrota do Flamengo no Mineirão frente ao Atlético Mineiro (2-0) para assumir o sexto posto da tabela e, consequentemente, assumir um lugar de qualificação para a Libertadores do próximo ano.
Boas Apostas!