A quinta jornada da Série A 2016/17 ficou marcada pelo regresso da Juventus ao topo da pauta classificativa. A formação “Bianconeri” goleou o Cagliari (4-0) e beneficiou de um deslize do Nápoles na visita ao Luigi Ferraris, para defrontar o Genoa. AC Milan, Roma e Inter também venceram os respetivos compromissos.

Liderança foi sol de pouca dura para o Nápoles

Foto: "AFP/Marco Bertorello"

Foto: “AFP/Marco Bertorello”

Cerca de 72 horas depois de ter assumido o primeiro posto da classificação, um empate sem golos no Luigi Ferraris, frente ao Genoa, tirou o Nápoles da liderança. Os comandados de Maurizio Sarri ficaram em branco pela primeira vez na atual edição do campeonato italiano, embora mantenham o melhor registo ofensivo da prova (12 golos marcados) e sejam simultaneamente a única equipa que ainda não perdeu. Já no Juventus Stadium, em Turim, a pentacampeã recuperou do desaire frente ao Inter de Milão, goleando o Cagliari de Bruno Alves – o central português foi titular – por quatro bolas a zero. Daniele Rugani, Danil Aves e Gonzalo Higuaín marcaram para a Juve antes de Luca Ceppitelli encerrar as contas com um auto-golo. A “Vecchia Signora” regressou prontamente à liderança, posto que ocupou em quatro das cinco primeiras rondas do campeonato italiano.

O Chievo está a protagonizar um bom início de campanha e conquistou a terceira vitória na atual edição da Série A. No Marc Antonio Bentegodi, os homens de Verona venceram o Sassuolo por duas bolas a uma com golos de Nicola Rigoni e Lucas Castro e somam agora 10 pontos, tantos quanto a Roma e Inter de Milão.

Milaneses sorriram pela segunda jornada consecutiva

Os rivais de Milão repetiram a façanha alcançada na última ronda e venceram os respetivos encontros. O AC Milan entrou em cena no jogo que inaugurou a jornada, diante dos romanos da Lazio. Depois de uma vitória frente à Sampdoria (0-1) graças a um golo de Carlos Bacca nos últimos instantes do desafio, Vincenzo Montella concedeu a titularidade ao avançado colombiano e as expectativas não foram defraudadas: Aos 37 minutos, abriu o ativo. No segundo tempo, os “rossoneri” tardavam em ampliar a vantagem e os “laziale” subiam cada vez mais no terreno, aproximando-se perigosamente da área dos donos da casa. Numa fase de algum aperto, o AC Milan beneficiou de uma grande penalidade cometida por Stefan Radu e M’Baye Niang bateu o guarda-redes albanês Thomas Strakosha, carimbando a segunda vitória consecutiva do AC Milan na atual edição do campeonato italiano.

Foto: "Pier Marco Tacca - Inter/Inter via Getty Images"

Foto: “Pier Marco Tacca – Inter/Inter via Getty Images”

No estádio Carlos Castellani, em Empoli,  o Inter conquistou os três pontos com a assinatura de um herói (mais que) provável. O insuspeito Mauro Icardi apontou dois golos nos primeiros 20 minutos – um deles com assistência do português João Mário -e assegurou mais três pontos na caminhada interista na atual edição do campeonato italiano. O “bis” apontado permitiu ao argentino – leva seis golos – ultrapassar Carlos Bacca e José Maria Callejón na lista de melhores marcadores do campeonato italiano.

Roma confirma favoritismo, Fiorentina deixa dois pontos no Friuli

A Roma regressou ao estádio Olímpico na sequência de dois encontros sem conhecer o sabor da vitória. Numa tarde perfeita para voltar a ser feliz, a formação orientada por Luciano Spalletti construiu uma goleada por quatro bolas a zero frente ao “lanterna vermelha” Crotone. Numa noite em que os avançados El Shaarawy, Mohamed Salah e Edin Dzeko (2) estiveram em evidência ao deixarem o nome no registo de marcadores, Wojciech Szczesny também teve oportunidade de brilhar ao defender uma grande penalidade cobrada pelo camisola 7 do Crotone Raffaele Palladino.

No estádio Friuli, em Udine, a Fiorentina de Paulo Sousa teve que correr atrás do prejuízo para conquistar um ponto. A formação da casa esteve em vantagem no marcados por duas vezes – golos de Duván Zapata e Danilo -, mas a resposta da formação de Florença saiu dos pés de Khouma Babacar (grande gesto técncico) e Federico Bernardeschi, na cobrança de uma grande penalidade.

Série A – 5ª Jornada:

AC Milan 2-0 Lazio
Bologna 2-0 Sampdoria
Udinese 2-2 Fiorentina
Roma 4-0 Crotone
Pescara 0-0 Torino
Juventus 4-0 Cagliari
Genoa 0-0 Nápoles
Chievo 2-1 Sassuolo
Atalanta 1-0 Palermo
Empoli 0-2 Inter

Boas Apostas!