Vasco – Atlético-GO (Brasileirão)
Na partida que colocará um ponto final na 9.ª jornada da Série A do campeonato brasileiro, agendada para a madrugada da próxima quinta para sexta-feira, as equipas do Vasco da Gama e do Atlético Goianiense medirão forças, no Estádio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, à porta fechada. A formação dirigida por Ramon Menezes espera dar sequência à excelente caminhada que tem trilhado até ao momento no Brasileirão, num jogo onde terá pela frente a concorrência da equipa de Vágner Mancini, que conseguiu pontuar nas duas últimas jornadas, mas que terá de vencer para sair da incómoda zona de despromoção onde se encontra.
Análise Vasco
A equipa do Vasco da Gama chega a esta 9.ª jornada da Série A com uma campanha tão meritória quanto surpreendente, até porque estava, no arranque do Brasileirão, inserida no lote de equipas que, à partida, iriam sentir dificuldades para lutar por algo mais do que a manutenção. A verdade é que, por agora, o conjunto carioca ocupa a 4.ª posição da tabela classificativa, com registo de 14 pontos, fruto de uma campanha com quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota, onde marcou 11 golos e sofreu cinco. Com os mesmos pontos do campeão Flamengo, a equipa do treinador Ramon Menezes está a apenas um do Atlético-MG, a dois do São Paulo e aa três do líder Internacional.
Apesar da boa campanha em termos globais, em muito a equipa vascaína o deve a uma excelente entrada no campeonato, com três vitórias de rompante. Nas últimas quatro rondas do Brasileirão, o Vasco só conseguiu vencer na última, após a receção ao Athlético-PR (1-0). Nas partidas anteriores do campeonato, a equipa do Rio de Janeiro empatou com o Grêmio (0-0) e o Santos (2-2) e perdeu com o Fluminense (2-1). Antes dessa derrota com o “Flu”, o Vasco conseguiu apurar-se na Taça do Brasil, após bater nas grandes penalidades o Goiás.
Onze provável: Fernando Miguel – Pikachu, Miranda, Marcelo Alves, Henrique – Andrey, Fellipe Bastos, Bruno César – Catatau, Magno, Ribamar
Análise Atlético-GO
De regresso ao escalão de elite do futebol brasileiro, a equipa do Atlético Goianiense tem sentido algumas dificuldades de adaptação nestas primeiras oito jornadas, onde realizou sete jogos. Os seis pontos somados, tal como o RB Bragantino, outro dos recém-promovidos, permitem ao conjunto liderado por Vágner Mancini ocupar a 18.ª posição da tabela classificativa, a um ponto da zona de manutenção, primeiramente ocupada pelo Athlético-PR. A lutar pela sobrevivência, o Atlético-GO chega a esta jornada com um saldo global de apenas uma vitória até ao momento, a que se juntam três empates e três derrotas, com saldo de seis golos marcados e já 10 golos sofridos.
A única vitória somada pelo Atlético Goianiense até ao momento remonta à 1.ª jornada e foi, curiosamente, frente ao campeão em título Flamengo, por expressivos 3-0. Desde então, são já sete jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, seis dos quais para a Série A e outro, frente ao São José (0-1), relativo à segunda-mão dos 32-avos-de-final da Taça do Brasil, onde a equipa de Goiânia conseguiu seguir em frente (tinha ganho por 2-0 na primeira-mão). No passado fim-de-semana, o Atlético-GO somou o segundo empate seguido, após receção ao Grêmio (1-1), que procurava uma reação ao mau momento que atravessa.
Onze provável: Jean – Dudu, João Victor, Éder, Nicolas – Edson, Marlon Freitas, Chico – Janderson, Gustavo Ferrareis, Renato Kayser
Dica de Prognóstico
Este será um encontro entre duas equipas que arrancaram o campeonato apontadas à luta pela manutenção, mas que, oito jornadas volvidas, têm tido um desempenho substancialmente diferente, com destaque para o que o Vasco de Ramon Menezes tem conseguido fazer. Ainda assim, este será um jogo onde o técnico poderá poupar algumas das suas principais figuras, uma vez que aproximam-se dois jogos consecutivos fora com o Botafogo (campeonato e Taça do Brasil), num ciclo de apenas seis dias após esta receção ao Atlético Goianiense. Por outro lado, a equipa de Vágner Mancini recuperou algum moral com os empates das últimas rondas, contra Fluminense e Grêmio, mas mantém-se em busca da segunda vitória, de forma a poder respirar melhor em termos classificativos. Pela expectativa de um jogo equilibrado e onde o Vasco possa vir a sentir dificuldades para confirmar a exigente consistência de uma campanha tão positiva, será uma aposta de valor a dupla possibilidade favorável à vitória do Atlético-GO ou Empate, pela cotação de 1.91 na Bet.pt.