Vasco – Athlético-PR (Brasileirão)
No próximo domingo, ao início da noite, a equipa do Vasco da Gama receberá a visita do Athlético Paranaense no Estádio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, à porta fechada, num duelo agendado pela calendarização da 8.ª jornada da Série A do Campeonato Brasileiro. A formação orientada por Ramon Menezes tem superado as expectativas até ao momento e espera manter-se em zona próxima do acesso à Libertadores, na tabela classificativa, perante um Athlético em transição, orientado pelo interino Eduardo Barros, que procura permitir à equipa paranaense voltar às vitórias e recuperar algum do moral perdido nas últimas semanas.
Análise Vasco
Apontado à luta pela manutenção, numa época onde está longe de ter os mesmos argumentos dos principais rivais, o Vasco da Gama tem superado as expectativas ao longo das primeiras sete jornadas da Série A. Com seis jogos realizados, a formação carioca chega à 8.ª ronda do campeonato brasileiro com registo de 11 pontos, os mesmos do Fluminense e do Flamengo, e na 4.ª posição da tabela classificativa, que garante virtualmente o apuramento direto para a Taça dos Libertadores. Em seis jogos, o registo do Vasco é de três vitórias, dois empates e uma derrota, com saldo positivo de golos (10 marcados e cinco sofridos).
A atravessar problemas para compor a equipa na máxima força, devido ao aparecimento de vários casos positivos de covid-19, o técnico Ramon Menezes viu a sua equipa superar as expectativas na visita ao terreno do Santos (2-2), a meio da última semana, sobretudo pelos problemas para compor uma linha defensiva com jogadores experientes. Esse foi, ainda assim, o terceiro jogo seguido do Vasco sem ganhar, após a derrota no terreno do Fluminense (2-1) e o empate na receção ao Grêmio (0-0). Pelo meio, a equipa garantiu o apuramento na Taça do Brasil, ao bater o Goiás na marcação de grandes penalidades.
Onze provável: Miguel – Pikachu, Miranda, Castán, Borges – Fellipe Bastos, Andrey, Bruno Gomes – Benítez, Cano, Magno
Análise Athlético-PR
A equipa do Athlético Paranaense tem defraudado as expectativas criadas no início da Série A em torno do seu rendimento. À entrada para a 8.ª jornada, o conjunto que viu recentemente o técnico Dorival Júnior receber guia de marcha (e que segue comandado de forma interina, até à contratação de novo treinador, por Eduardo Barros) ocupa a 13.ª posição da tabela classificativa, com sete pontos (os mesmos de Sport, Coritiba, Grêmio e Botafogo-RJ), fruto de uma campanha com apenas duas vitórias, um empate, quatro derrotas, seis golos marcados e oito golos sofridos.
A gota de água que levou a direção do Ahtlético-PR a despedir o treinador Dorival Júnior aconteceu há dois jogos atrás, com a quarta derrota consecutiva, averbada na deslocação ao terreno do São Paulo (1-0), já depois de desaires contra o Santos (3-1), o Palmeiras (0-1) e o Fluminense (0-1). Na passada quarta-feira, o técnico Eduardo Barros estreou-se como sucessor interino de Dorival e viu o Athlético voltar a pontuar, depois do empate (1-1) na receção ao recém-promovido RB Bragantino.
Onze provável: Santos – Khelven, Henrique, Halter, Vinicius – Richard, Cittadini, Heleno – Nikão, Bissoli, Pedrinho
Dica de Prognóstico
Depois de um empate que não encheu de alegria a comitiva do Athlético-PR, mas que permitiu que a equipa quebrasse uma grave sequência de derrotas, que até resultou no despedimento de Dorival Júnior, com uma exibição relativamente interessante, o conjunto do Paraná desloca-se até ao Rio de Janeiro para tentar voltar a vencer. Em casa, estará um Vasco moralizado pelo empate obtido na Vila Belmiro e que espera manter a invencibilidade caseira após a retoma da competição. Ambas as equipas não têm defendido particularmente bem, pelo que a expectativa recai num jogo com algumas oportunidades de golo de parte a parte. Neste sentido, dada a cotação de 1.91 na Bet.pt, perfila-se como um investimento de valor a aposta no mercado de ambas as equipas marcam.