Valência – Real Madrid (Supertaça de Espanha)
O Valência e o Real Madrid colocam-se frente a frente esta quarta-feira à noite no King Abdullah Sports City, num desafio a contar para as meias-finais da Supertaça de Espanha. Os homens da casa chegam aqui nua boa onda de resultados, tendo mesmo entrado neste novo ano com o pé direito. Do outro lado chega um Real Madrid também em muito bom momento de forma, entrou a vencer em 2020 e não perde desde meados de Outubro, em todas as competições que disputa.
Depois de fechar o ano com dois empates consecutivos, na recepção ao Real Madrid (1-1) e em terreno do Valladolid (1-1, o Valência entrou em 2020 com o pé direito e bateu o Eibar (1-0) no primeiro encontro do ano. Os Che perderam apenas 1 dos últimos 9 jogos disputados a nível nacional, vencendo 5 deles, um registo positivo embora as exibições da equipa continuem a ficar aquém do esperado, e com o factor casa a desempenhar um grande papel esta temporada, visto que é onde ainda não foi derrotado.
Existem algumas baixas importantes, com Gonçalo Guedes e Piccini lesionados, e ainda com Moreno e Vallejo em dúvida. Diakhaby deverá substituir Garay no centro da defesa, bem como Kevin Gameiro deverá começar de início, ocupando o lugar de Moreno. Esta temporada, os Che têm sido uma equipa mais preocupada com aspecto defensivo, não procuram jogar em posse e avançados no terreno, mas apresentam muita qualidade nas saídas em contra-ataque e contam com um poder de finalização.
Onze Provável: Cillessen – Wass, Garay, Paulista e Gayá – Parejo, Coquelin, Soler e Torres – Gómez e Gameiro.
O Real Madrid, por sua vez, acabou mesmo por superar um pouco as expectativas e está a realizar uma boa temporada a nível interno, perdeu apenas 1 dos 19 jogos disputados no campeonato e venceu 11 deles. Recentemente a equipa conseguiu ultrapassar um momento menos bom, onde empatou três vezes consecutivas, em terreno do Valência (1-1) e do Barcelona (0-0) e depois na recepção ao Athletic Bilbao (0-0), no último jogo de 2019, entrando depois em 2020 com o pé direito onde venceu, no último fim-de-semana, o Eibar (0-3). Importa destacar que esta vitória sobre o Eibar, culminada com empate do Barcelona, colocou os Merengues com os mesmos pontos (40) que o líder catalão.
Zidane está a realizar um bom trabalho ao leme dos Blancos, que são, a par com o Atlético de Madrid, a equipa com menos golos sofridos, e são também a segunda equipa com mais golos marcados. Sem nada a apontar negativamente quanto ao aspecto defensivo, o Real Madrid tem-se destacado pelas soluções que apresenta no último terço, apresentando muita qualidade nos ataques pelos corredores, especialmente pelo lado esquerdo, em bolas-paradas ofensivas, contra-ataques e em criar oportunidades através de lances individuais. Jogadores como Hazard, Asensio, Benzema e Bale serão jogadores cuja ausência será sentida neste encontro.
Onze Provável: Courtois – Carvajal, Varane, Ramos e Marcelo – Casemiro, Valverde e Kroos – Rodrygo, Jovic e Júnior.
As duas formações entraram bem em 2020, e os últimos confrontos directos entre ambas equipas têm sido muito equilibrados. Tanto uma formação como a outra apresentam bons argumentos individuais, embora o Real Madrid pareça estar melhor servido nesse aspecto. É de acreditar num jogo equilibrado, com muita intensidade, onde as duas equipas deverão conseguir chegar ao golo. Ainda assim, o Real Madrid surge aqui como um favorito à vitória, e o mesmo deverá acontecer.