Unicaja Málaga – Lokomotiv Kuban (Euroleague)
Com o Fenerbahce a declarar-se líder incontestado do Grupo E, a luta parece restar para os três lugares que ficam em aberto para o acesso ao playoff da Euroleague.Para já, seguem com ligeira vantagem o Crvena Zvezda, o Anadolu Efes e o Lokomotiv Kuban, enquanto Unicaja Málaga, Panathinaikos e Cedevita estão na expetativa de também poderem ocupar esses lugares. Assim, este encontro acaba por ter enorme peso numa disputa que se prevê prolongar-se até ao final, até porque nenhum dos concorrentes terá capacidade para se afirmar como muito mais favorito do que a concorrência.
O Unicaja Málaga vem de duas derrotas nesta prova, frente ao Crvena Zvezda e ao Anadolu Efes, pelo que uma vitória acaba por ser fundamental para conseguir colar-se aos conjuntos que apontam ao apuramento. Também na Liga Endesa a situação está longe de ser perfeita, com uma derrota frente ao Real Madrid e uma vitória, no último fim-de-semana, perante o Baloncesto Sevilla, a serem os resultados alcançados nos tempos mais recentes. A equipa espanhola terá que parar um dos conjuntos que, na primeira fase, mais atenções mereceu da parte dos analistas, tendo no seu plantel vários jogadores com condições para os elevar a um nível onde se permitem mais ambições. Mindaugas Kuzminskas continua a ser o jogador com melhor média de pontos nos encontros da Euroleague, tendo ainda em jogadores como Edwin Jackson e Richard Hendrix, elementos que oferecem muita fiabilidade à equipa, mas deve ter-se em conta elementos como Nemanja Nedovic ou a experiência de Fran Vazquez para tentar fazer mossa aos russos.
O Lokomotiv Kuban está a viver um excelente momento na VTB United League, com seis vitórias consecutivas, mas vive algumas dificuldades no Top 16 da Euroleague, depois de uma primeira fase em que foi sensação. Com derrotas nas duas deslocações, ao pavilhão do Fenerbahce e do Crvena Zvezda, a equipa russa sente a pressão do equilíbrio sentido nesta fase. A deslocação a Espanha é, assim, feita sobre brasas. Estando ainda longe da decisão, este parece ser o momento em que conseguir vencer fora de casa poderá fazer toda a diferença. Malcolm Delaney estará cotado como um dos jogadores de topo da Euroleague e é ele a figura central do jogo do Lokomotiv. Victor Claver é outro elemento a bom nível, enquanto Ryan Broekhoof, Chris Singleton e Dontaye Draper também poderão ter um papel importante na estratégia para vencer e criar uma vantagem mais confortável na disputa de posição no playoff.
As duas equipas nunca se defrontaram em partidas oficiais.
No que será uma estreia para ambos os conjuntos, temos, no entanto, muitas caras que sabem bem o que significa um confronto, tendo em conta a larga experiência nas principais competições de basquetebol. Dessa forma, mais do que uma novidade, o interesse estará focado na forma como estes jogadores encararão o desafio, apostando forte o Unicaja por partir de pior posição, mas com grande consciência da parte do Lokomotiv Kuban do facto de precisar de ganhar fora para começar a afastar o perigo do não apuramento.