Chegada ao fim a 4ª jornada da Liga dos Campeões, saltam à vista alguns resultados inesperados, como os decepcionantes empates do Borussia Dortmund e o Atlético de Madrid, e a forma como o Olympiakos foi a primeira equipa a deixar o Barcelona em branco no marcador pela primeira vez esta temporada.
Noite de empates no Grupo D
Foi uma noite de empates para as equipas do Grupo D, com o Barcelona a empatar a zero em casa do Olympiakos, e com o Sporting a empatar 1-1 na recepção à Juventus. O encontro disputado na Grécia foi completamente controlado pelo conjunto catalão, que teve sempre maior posse e usufruiu das melhores oportunidades de golo ao longo dos 90 minutos, com os gregos a tentarem a sorte sempre através de contra-ataques, com o empate a zero a ser o resultado final. O Barça ainda marcou por Denis Suárez, aos 17 minutos, mas o golo acabou anulado, dois minutos depois Messi surgiu sozinho no meio da grande área na sequência de um canto, mas Proto conseguiu evitar o pior. Foi o mesmo Proto que negou consecutivamente o tão ambicionado golo catalão. Com isto, o Olympiakos estreou-se a pontuar na Champions, e é a primeira equipa a deixar o Barcelona em branco no marcador.
Do outro lado houve empate, desta vez com golos, com o Sporting a receber a Juventus e a chegar mesmo a estar na liderança do marcador, mas Higuaín estragou a festa aos Leões. O Sporting levantou o Estádio de Alvalade aos 20 minutos, com Gelson Martins a fazer das suas no um-para-um com Chiellini e a rematar para defesa de Buffon, aparecendo então Bruno César para a recarga e a inaugurar o marcador para alegria leonina. Foi uma primeira parte muito positiva para a turma de Jorge Jesus, que conseguiu afastar a Juventus da baliza de Rui Patrícia, não criando uma única situação de perigo. Na segunda parte a Juventus entrou maus forte, pressionava mais alto e iam surgindo mais oportunidades de golo para os italianos, ainda que Rui Patrício tenha feito uma grande defesa aos 69 minutos. Contudo, aos 78 minutos o guardião português não conseguiu repetir a defesa e foi incapaz de evitar o golo do empate.
Tottenham surpreende, Dortmund desilude
No Grupo H houve de tudo nesta 4ª jornada. Houve um Tottenham brilhante que derrotou o bicampeão em título e garantiu a qualificação, e houve também um Dortmund decepcionante que voltou a empatar por 1-1 contra o modesto APOEL. O Tottenham entrou muito bem e, ao fim de algumas oportunidades, materializou o domínio do jogo aos 26 minutos, com Dele Alli a finalizar um cruzamento rasteiro de Eric Dier. O Real Madrid usufruiu de alguns lances de perigo ao longo do primeiro tempo, mas sempre sem sucesso. Foi então na 2ª parte que as coisas se tornaram mais animadas, Dele Alli bisou com um remate à entrada de área, beneficiando ainda de um desvio em Sergio Ramos. O 3-0 chegou apenas 10 minutos depois, com Eriksen a beneficiar de um belo passe de Harry Kane que o deixou na cara de Casilla. Ronaldo ainda reduziu para 3-1 aos 80 minutos, também sendo beneficiado por um desvio, mas os Merengues não conseguiram melhor.
No outro jogo do grupo, o Dortmund voltou a desperdiçar uma excelente oportunidade de se chegar aos primeiros lugares, voltando a empatar com o APOEL, desta vez na Alemanha. É verdade que o Borussia Dortmund controlou todo o jogo e teve inúmeras oportunidades ao longo dos 90 minutos, e chegou a estar em vantagem aos 29 minutos, por intermédio de Raphael Guerreiro após várias oportunidades nos primeiros minutos. O APOEL entrou bem no 2º tempo e chegou ao golo aos 50 minutos, por intermédio de Poté. Apesar das inúmeras oportunidades de golo criadas, o Borussia sofreu de uma enorme falta de poder de finalização, e de alguma sorte, e não conseguiu chegar ao golo.
Outras curtas da jornada:
- Atlético de Madrid volta a empatar, desta vez em Espanha, contra o modesto Qarabag, para desilusão dos adeptos.
- FC Porto carimba excelente prestação com uma forte vitória sobre o Leipzig, vencendo por 3-1 no Estádio do Dragão.
- Jogo de loucos em Itália e novo festival de golos, com o Manchester City a levar a melhor sobre o Nápoles, por 2-4.
- PSG goleia na recepção ao Anderlecht, por 5-0.
Boas Apostas!