A primeira jornada da Premier League russa reservou-nos uma série de empates que podem e devem ser vistos como autênticas surpresas. Zenit, CSKA Moscovo e Rubin Kazan perderam a oportunidade de entrar em grande, numa prova onde a promessa de equilíbrio parece ser para levar a sério. No outro extremos, Spartak de Moscovo e FC Krasnodar deixaram bem claro que, na presente temporada, devem ser levados bem a sério enquanto candidatos ao topo da tabela.

Ananidze e companhia

Ananidze Spartak

Ananidze em ação na jornada inaugural

Reservem espaço no vosso caderno de observações para o pequeno Jano Ananidze, jogador geórgio que foi uma das figuras do Spartak de Moscovo na jornada inaugural da Premier League. Solto como médio mais ofensivo da equipa, bastaram 60 minutos em campo para deixar marca e para demonstrar que, aos 23 anos, poderá estar a caminho de se afirmar como o criativo do conjunto do Spartak. Foi ele o autor dos dois primeiros golos da equipa no confronto com o Arsenal Tula, primeiro correspondendo a uma jogada de insistência da equipa moscovita, depois com um remate forte e colocado de fora da área. O Arsenal Tula não foi capaz de demonstrar resistência neste regresso à divisão-maior do futebol russo e na segunda parte cedeu por mais duas vezes, com Quincy Promes a assinar os dois tentos.

Também o FC Krasnodar entrou da melhor forma na nova edição da Liga, ao vencer por 3-0 na receção ao Tom Tomsk. Dois jogadores foram essenciais na vitória deste conjunto, funcionando como uma dupla que poderá criar muitos problemas para vários adversários. Falamos de Ari e Smolov. Ari esteve mesmo envolvido em todos os golos da sua equipa, sendo dele a assistência para o primeiro tento do jogo, no final da primeira parte, encontrando Smolov à entrada da pequena área para finalizar. Já na segunda parte, o brasileiro haveria, de cabeça, aparecer na área do rival para fazer o segundo tento, sendo ainda dele o passe para Smolov, desta vez com um remate de fora da área, fechar o marcador final.

Liga dos empates

Esperava-se muito mais do primeiro encontro de Mircea Lucescu à frente do Zenit, mas a estratégia do Lokomotiv de Moscovo, muito recuado durante todo o encontro, expôs as dificuldades da equipa de São Petersburgo na busca do golo. Apesar de ter tido bastante mais oportunidades, o Zenit nunca conseguiu importunar o guarda-redes Guilherme, iniciando assim de forma sombria a sua participação no campeonato.

Javi Gracia Rubin Kazan

Javi Gracia teve mau início na prova.

Também soube a pouco o ponto que o CSKA Moscovo trouxe da visita ao terreno do Anzhi, equipa que este ano até se poderá intrometer na luta europeia, mas que neste primeiro jogo da temporada se remeteu, sobretudo, ao processo defensivo, perante um CSKA muito superior. No entanto, a equipa moscovita não foi capaz de transformar o seu futebol em golos e, dessa forma, começa o campeonato com um passo em falso.

Finalmente, o Rubin Kazan, que estreou Javi Gracia e reforços de nomeada, teve um duro encontro com realidade nesta primeira jornada. Recebendo o Amkar Perm no seu estádio, a equipa de Gracia viu-se reduzida a dez unidades logo aos 35 minutos, com Kanunnikov a ver duplo amarelo, o que viria a afetar a sua estratégia para o resto do encontro. O Amkar Perm, em transição rápida, foi mesmo capaz de criar mais oportunidades de golo do que os homens da casa, que terão que procurar rapidamente a adaptação das suas contratações a uma Liga que não facilita a vida a ninguém.

Boas Apostas!