Este sábado e domingo disputam-se as Taças da Alemanha, com o Borussia Dortmund a enfrentar o Frankfurt, a Taça de Portugal, com o Benfica contra o Vitória de Guimarães, Taça do Rei, com o Barcelona contra o Alavés, a Taça de França, entre o Angers e o PSG, e a Taça de Inglaterra, entre o Arsenal e o Chelsea. Tirando a final da Liga dos Campeões, este será o último fim-de-semana com jogos entre equipas europeias.
Mais um título para o Benfica?
Depois de se sagrar tetracampeão pela primeira vez na sua história, o Benfica tem mais tem mais um título ao seu alcance esta temporada, podendo somar aqui a 26ª Taça de Portugal ao seu palmarés, tendo pela frente um Vitória de Guimarães que apenas venceu a prova uma vez na sua história, em 2012/13, com os Conquistadores a eliminarem estes mesmos Encarnados na final. Foi contra este Guimarães que o Benfica se sagrou tetracampeão, mas resta saber se irão conseguir, mais uma vez, levar a melhor sobre o conjunto da cidade berço.
Rui Vitória já conquistou 4 títulos em duas temporadas aos comandos das Águias, e a última, e única vez, que venceu a Taça de Portugal foi aos comandos deste Vitória de Guimarães. As duas equipas rodaram o plantel na última jornada do campeonato, mas irão entrar aqui em força máxima. Ederson deverá regressar entre os postes, com o sector defensivo a ser novamente composto por Nélson Semedo, Luisão, Lindelof e Grimaldo, com Fejsa e Pizzi a voltarem a ser os donos do meio-campo, com Cervi e Salvio a descaírem para as linhas, ficando Jones e Giménez, ou Mitroglou, na frente de ataque. Apesar de ser a equipa que mais vezes venceu a Taça de Portugal, o Benfica apenas levantou a Taça por duas ocasiões esta temporada, em 2003/04 e em 2013/14.
Já o Vitória de Guimarães venceu a prova apenas uma vez, enquanto era comandado por Rui Vitória, mas teve muito bem esta temporada sob os comandos de Pedro Martins, podendo culminar uma boa época com a conquista deste título, e procurar vingança pela derrota de 5-0 na penúltima jornada da Liga NOS, no Estádio da Luz.
Wenger procura mais uma Taça
Já que vencer a Premier League não é para ele, Arsène Wenger vira-se então novamente para a Taça de Inglaterra, prova que já venceu 6 vezes aos comandos do Arsenal durante os 21 anos aos comandos da equipa. Contudo, do outro lado do campo estará o Chelsea, actual campeão inglês em título e que demonstrou uma forma brilhante ao longo de todo o campeonato inglês, com o treinador Antonio Conte certamente a ambicionar somar mais um título à sua brilhante primeira temporada em Inglaterra. O Arsenal é, a par com o Manchester United, a equipa que mais vezes venceu a Taça de Inglaterra, e chega aqui depois de terminar a época de forma bastante positiva, vencendo os últimos 5 jogos do campeonato onde apontou 13 golos e concedeu apenas 2 no processo. Os Gunners têm jogadores muito talentosos, destacando-se, por exemplo, Ozil e Alexis Sanchez, dois jogadores que fazem a diferença nos Gunners.
Ainda assim, do outro lado está um Chelsea orientado por um experiente treinador, e ex-jogador, italiano, uma equipa exímia a defender, sempre super organizada no processo defensivo e são letais quando partem para o ataque, muito rápidos em contra-ataques e perigosos em bolas-paradas e em lances individuais, contando com jogadores extremamente talentosos como Éden Hazard, Pedro, Moses e Kanté. O Chelsea só venceu a Taça de Inglaterra por 7 vezes, com a última a ser em 2011/12, pelo que o técnico Antonio Conte certamente irá procurar somar aqui a 8ª.
Dortmund com título à espreita?
Depois de desiludir esta temporada ao falhar, mais uma vez, em acompanhar o Bayern de Munique na corrida pelo título, e de acabar fora da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund terminou a temporada em 3º lugar e tem aqui o único título ao seu alcance. Esta é a 4ª final consecutiva para os Auri-Negros, tendo perdido todas as 3 anteriores, e somam 4 títulos nesta competição, vencendo pela última vez em 2011/12. Já o Frankfurt vê nesta Taça da Alemanha a única forma de tirar algo positivo de uma temporada decepcionante, onde terminaram o campeonato numa forma mediocre.
O Frankfurt venceu a prova por 3 vezes na sua história, com a última a ser em 1987/88, e apesar de ter conseguido uma boa primeira volta no campeonato alemão, terminou a época com apenas 1 vitória nos últimos 15 jogos consecutivos. Contudo, o Dortmund chega aqui em muito melhor forma e mostrando melhores argumentos quer defensivos, quer ofensivos, apresentando um plantel extremamente talentoso e bastante versátil em termos ofensivos, contando com jogadores como Dembélé, Guerreiro, Aubameyang, Marco Reus e Pulisic, entre outros, capazes de desequilibrarem qualquer sector defensivo e fazerem a diferença a qualquer momento.
Outra final para Emery
Depois de vencer três finais consecutivas da Liga Europa aos comandos do Sevilla, Unai Emery passou para os comandos do PSG à procura de um projecto mais ambicioso, como vencer a Liga dos Campeões. No entanto, o treinador espanhol não conseguiu nem a Liga dos Campeões nem o campeonato francês, contentando-se meramente com a Taça da Liga. Os Parisienses são bicampeões em título da Taça de França e têm pela frente um modesto Angers que nunca ergueu esta Taça na sua história, mas procura vir aqui fazer-lhe a vida negra.
Foi difícil para os jogadores do PSG se habituarem à filosofia de Unai Emery e isso custou alguns pontos nas primeiras jornadas do campeonato, e quando finalmente alcançaram o topo da sua forma já foi tarde demais para apanharem um AS Monaco numa forma soberba. Esta então mais uma final para um experiente treinador que certamente não irá deixar escapar a única hipótese de suavizar aquela que foi uma temporada decepcionante aos olhos dos adeptos de Paris. Os Parisienses são uma equipa extremamente talentosa, bem organizados defensivamente, com jogadores muito experientes no meio-campo e dotados de uma grande visão de jogo, como Verratti, Rabiot e Matuidi, e com avançados exímios em contra-ataques, lances individuais e em finalizar oportunidades de golo, como Draxler, Cavani e Dí Maria.
O único título para o Barcelona
Depois de uma temporada onde não conseguiram cumprir nenhum dos objectivos principais, vencer o campeonato e a Liga dos Campeões, o Barcelona vê-se agora na final da Taça do Rei com o Alavés pela frente, olhando para esta prova como o único título ao seu alcance esta temporada. Esta será também a última época de Luis Enrique aos comandos da equipa catalã, e este irá procurar sair daqui da melhor forma possível. O Barça é a equipa que mais vezes venceu a Taça do Rei, sendo o actual campeão em título na competição e vê a única chance de tirar algo positivo desta época.
O Alavés regressou esta temporada ao principal escalão de futebol espanhol e chega aqui sem nunca ter vencido a Taça do Rei, nem nunca disputado uma final na prova. Foi uma temporada muito positiva para o conjunto basco que terminou em 9º lugar e, caso vença aqui, ainda poderá garantir acesso à Liga Europa pela primeira vez desde 2005/06. Ainda assim, e com o Barcelona a sofrer algumas baixas de peso para este jogo, nomeadamente Sergi Roberto e Luis Suárez, os catalães continuam a ter jogadores de grande qualidade e capazes de fazer a diferença a qualquer momento, nomeadamente Neymar e Messi.
O Angers chegou muito longe na prova, mas enfrentar uma equipa que deste calibre e que é obrigada a sair vencedora daqui poderá ser uma tarefa demasiado complicada para uma equipa que regressou à Ligue 1 em 2015/16, 22 anos após ser despromovida.
Boas Apostas!