Os bracarenses iniciaram a sua caminhada na Liga Europa com uma visita à Ucrânia, onde defrontaram o Zorya Luhansk, numa partida que chegou ao fim empatado, um resultado que dá vantagem ao Braga, mas que soube a pouco, sobretudo tendo em conta o domínio exercido na primeira parte.

Os homens de Abel Ferreira mostraram-se bem superiores ao adversário, com maturidade suficiente para saber pressionar e aproveitar o nervosismo que se sentia evidente do lado da equipa contrária, com algumas rotações no plantel que fazem mesmo pensar se o seu técnico não estará mais focado noutros objetivos. A verdade é que, chegando ao intervalo sem golos marcados, a eliminatória mantinha-se aberta para ambos os lados.

Braga Zorya

Superior, mas insuficiente para ganhar

Apesar do Zorya ter conseguido equilibrar um pouco a partida, cometendo menos erros a partir do início da segunda parte, foi o Braga quem chegou primeiro ao golo, com Ricardo Horta a quebrar o enguiço que parecia proteger as redes ucranianas. No entanto, apenas três minutos depois, o Zorya voltava a empatar o jogo, com golo de Karavaev, dando até início a uma fase da partida onde poderia ter mesmo acrescentado mais golos, o que seria de uma enorme injustiça para a equipa portuguesa.

Em suma, o Braga não esteve bem nesta partida, deixando escapar uma oportunidade para viajar com total tranquilidade. Ao mesmo tempo, tendo a vantagem do seu lado, ficam os homens de Abel Ferreira mais perto de assumir um apuramento que os levará até ao playoff da Liga Europa.

Surpresas há muitas

Dois resultados constituem surpresa total, pela força dos números e por darem a indicar que duas equipas que se esperava ver chegar longe podem mesmo ficar já pelo caminho. Na Bielorrússia, o Dinamo Minsk recebia o Zenit São Petersburgo, num encontro cheio de significado, e alcançou uma vitória expressiva, por 4-0, com um bis de Nikolic, mais Khvashchinskiy e Galovic a marcarem os golos.

Também na Eslováquia se assistiu a surpresa semelhante, aí com o Trencin a impor chapa quatro aos holandeses do Feyenoord. Um hattrick de Mance, mais um golo de Azango completaram a fotografia de uma eliminatória que fica bastante complicada de gerir para a equipa de Roterdão.

Por números mais humildes, mas não menos expressivos na forma como o panorama do futebol europeu vai mudando, o Legia de Varsóvia perdeu em casa, por 1-2, frente aos luxemburgueses do Dudelange. Couturier abriu o marcador para os forasteiros, Carlitos López ainda conseguiu o empate mas, com a expulsão de Iñaki Astiz no final da primeira parte, a missão dos polacos complicou-se, com Turpel, num penálti, a fazer o resultado final.

Grandes que se confirmam

Há muitos nomes grandes que poderão estar no playoff e esta primeira mão demonstrou que metade do caminho está feito. O Sevilla venceu apenas por 1-0 o Zalgiris, resultado semelhante ao do Besiktas sobre o LASK, ambos em casa. Também em casa, o Glasgow Rangers venceu por 3-1 o Maribor e vai mostrando que Steven Gerrard em potencial para trabalhar.

O Olympiakos, com goleada por 4-0 frente ao Lucerna, num jogo em que Roderick e Podence foram titulares, o Bordéus, com uma vitória por 3-1 frente ao Mariupol e os italianos da Atalanta, que golearam o Hapoel Haifa por 4-1, também se mostram sólidos na corrida europeia desta temporada.

 Boas Apostas!