Tunísia – Nigéria (CAN 2019)
A Tunísia e a Nigéria medem forças esta quarta-feira no Al Salam Stadium, num desafio a contar para a decisão do 3º e 4º classificado nesta CAN 2019. A Tunísia chega aqui após uma derrota às mãos do Senegal, concedendo o único golo da partida já em prolongamento. Já a Nigéria foi eliminada às mãos da Argélia ao conceder o golo da derrota no último minuto do jogo, cortesia de Riyad Mahrez.
A Tunísia realizou uma campanha positiva na prova, começando por se qualificar em 2º lugar no Grupo E, atrás do Mali e à frente da Angola e Mauritânica, sem nunca ter sido derrotada, avançando assim para as fases a eliminar, onde começou por tirar o Gana do seu caminho em grandes penalidades, depois de um empate a uma bola, venceu depois a selecção de Madagáscar por 3-0, e foi assim nas meias-finais que acabou derrotada às mãos do Senegal, perdendo por 1-0 com o golo a ter sido marcado já em prolongamento.
É importante destacar que, diante do Senegal, existiu uma grande penalidade para cada selecção, mas nenhuma delas conseguiu converter e o empate a zero manteve-se até ao final dos 90 minutos. Este é um jogo apenas para cumprir calendário, com a Tunísia a não ter nada a ganhar aqui. Posto isto, o treinador Alain Giresse poderá fazer algumas alterações ao onze que saiu derrotado nas meias-finais, dando assim oportunidade a jogadores menos utilizados como Anice Badri, Ayman Ben Mohamed, Farouk Ben Mustapha e Naim Sliti.
Onze Provável: Mustapha – Drager, Bronn, Meriah e Haddadi – Skhiri, Chaalali e Mohamed – Sliti, Khenissi e Badri.
A Nigéria, por sua vez, também realizou uma boa campanha na prova, qualificou-se em 2º lugar no Grupo B, atrás de Madagáscar e à frente da Guiné Conacri e Burundi, avançando assim para a fase a eliminar, onde começou por tirar os Camarões do seu caminho ao vencer por 3-2, e vencendo depois a África do Sul por 2-1. Foi assim nas meias-finais que os nigerianos viram o sonho de chegar à final ficar por terra, saindo derrotados às mãos da Argélia por 2-1, concedendo o golo da derrota mesmo no último suspiro do jogo, com Mahrez a castigar esta selecção na cobrança exímia de um livre-directo.
A Nigéria chega aqui sem poder contar com a ajuda dos jogadores Abdullahi Shehu, lesionado, e Chidozie Awaziem, castigado. À semelhança da equipa contrária, o seleccionador Gernot Rohr também deverá dar minutos de jogo a jogadores menos utilizados ao longo da prova. Ainda assim, o avançado Odion Ighalo deverá manter o seu lugar como referência ofensiva da equipa, com o ponta de lança nigeriano a ser o melhor marcador da prova com 4 tentos assinalados, e a querer adicionar mais alguns golos à sua lista neste embate, de modo a tentar assegurar a bola de ouro desta edição da CAN.
Onze Provável: Akpeyi – Aina, Troost-Ekong, Omeruo e Collins – Etebo e Ndidi – Chukwueze, Iwobi e Musa – Ighalo.
Os últimos cinco confrontos directos entre estas duas selecções terminaram todos empatados. A Nigéria chega aqui com melhores argumentos ofensivos, e enfrenta uma Tunísia que se destacou pela forma como defendeu ao longo da prova. A Nigéria é favorita a sair vencedora, e não é de acreditar que este jogo chegue aos 90 minutos com um empate a zero.