Na semana em que teve oportunidade para assumir o primeiro lugar e manter uma posição de liderança face ao jogo que o FC Porto ainda tem por disputar, o Sporting cedeu um penálti no final do encontro no Estádio do Bonfim e acabou por sair de Setúbal com um empate. Um resultado que soube a derrota, como o próprio Jorge Jesus assumiu, num jogo em que sentiu controlar os acontecimentos durante a maior parte do tempo de jogo, mas não foi capaz de tranquilizar a equipa através de uma vantagem suficientemente larga para garantir os três pontos.

O FC Porto entrou de seguida no terreno de jogo e acabou por reassumir o primeiro lugar da tabela, mesmo com menos uma partida por disputar. Também não teve um jogo fácil, vencendo o Tondela por apenas um golo de diferença, numa partida onde não conseguiu aumentar a vantagem graças a uma grande exibição de Cláudio Ramos. O guarda-redes dos beirões somou oito defesas, importantes para assegurar que a sua equipa se mantinha na disputa do encontro, com o Tondela a desenvolver condições, durante o jogo, para também marcar. Isso acabou por não acontecer e o Porto recupera a posição, com o potencial de se distanciar ainda mais dos seus perseguidores.

jonas frente ao Chaves

Jonas foi, novamente, garantia de golos

Para o Benfica, que entrou em campo no sábado, a aproximação ao segundo lugar tornou-se regra básica a cumprir. Isso foi conseguido com Jonas a marcar por duas vezes cedo no encontro, não dando grande espaço para que o Desportivo de Chaves pudesse desenvolver o seu jogo. A exibição encarnada cumpriu com aquilo que vem demonstrando ao longo das últimas semanas, beneficiando bastante com o trabalho desenvolvido no sistema de 4-3-3, sobretudo em redor das qualidades de Krovinovic, mas a lesão do médio croata, que rompeu o ligamento já perto do final do encontro e não voltará a jogar esta temporada, coloca em causa parte dessa evolução.

Alguma conversa sobre a Europa

O quinto lugar da Liga NOS alimenta o sonho do acesso à Europa, dependente daquilo que acontecer na Taça de Portugal. Se o vencedor dessa prova for o Sporting ou o FC Porto, abre-se espaço para mais um clube da Liga nas provas europeias. O Rio Ave vai conquistando espaço nessa corrida, aproveitando o empate do Marítimo e a derrota do Desportivo de Chaves para criar um fosse de quatro pontos para os seus perseguidores.

O Vitória de Guimarães ainda alimenta algumas esperanças de lá poder chegar, também, depois de vencer o Estoril, ainda que tenha que fazer muito melhor para o conseguir. O próprio presidente do clube assumiu, este fim-de-semana, em entrevista, os erros que podem explicar o menor rendimento na temporada 2017/18. A vitória sobre o Estoril leva-nos, ainda, a falar sobre outro assunto.

A equipa da Linha de Cascais está no último lugar, agora a dois pontos (mas com menos um jogo) de Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves e a três do Moreirense. Entre estes quatro conjuntos desenvolve-se a conversa sobre a descida, numa semana em que o Paços de Ferreira foi vencer a Aves e o Portimonense, em dia de despedida de Paulinho, que sai para o FC Porto, também perdeu e se sente sugado para uma luta que não desejava sua.

Na Liga NOS, esta temporada, está mesmo tudo por decidir.