Finalizada a temporada regular da Euroleague, estão encontradas as melhores dezasseis equipas da Europa, que já a partir da próxima semana começarão a disputar o Top 16. Os principais favoritos à vitória conseguiram, todos eles, reservar a sua posição na próxima fase e mantém-se na corrida ao título europeu. No entanto, não deixou de existir surpresa, frustração e festa na definição dos apurados.

As confirmações

Vorontsevich cska moscovo

Vorontsevich é figura no imbatível CSKA

O CSKA Moscovo terminou a primeira fase só com vitórias e isso pode valer-lhe o reconhecimento de um leve favoritismo à entrada para o Top 16, ainda que todos sabemos como pode ser enganador este tipo de performances. O FC Barcelona ficou muito próximo de igualar os russos, com apenas uma derrota nos dez encontros disputados, num grupo que, pelo menos à partida, parecia mais complicado do que os restantes. Os outros vencedores de grupos foram o Real Madrid e o Olympiacos, ambos com oito vitórias e duas derrotas, o mesmo aproveitamento do Fenerbahce. A outra equipa a ficar acima dos 70% de vitórias foi o Maccabi Telavive, no Grupo B.

As surpresas

Costuma dizer-se que, por cada surpresa, há uma outra equipa a desiludir, o que não deixa de ser verdade. Mas começamos pelas equipas que conseguiram assegurar notas bem positivas nesta primeira fase da Euroleague. A merecer nota especial está o Crvena Zvezda, que bateu todos os prognósticos para terminar em segundo lugar no Grupo D. A equipa sérvia chegava sem dar garantias de que poderia ser um conjunto ao nível do que conhecíamos do Partizan mas, para já, ultrapassou aquilo que o seu rival fez no ano passado. Também a merecer boa nota esteve a equipa do Nizhny Novgorod, apesar das suas opções limitadas, voltando a ultrapassar um dos seus rivais na VTB United League. Aliás, o Grupo A foi mesmo berço das maiores surpresas, com o terceiro lugar do Zalgiris Kaunas a merecer também nota. Finalmente, apesar de não se ter qualificado, o Neptunas Klaipeda merece ser evidenciado pelas quatro vitórias conquistadas, todas em casa. Foi uma equipa de duas faces mas, com o seu feito, acabou por mexer nas contas do grupo.

As desilusões

keith langford unics

Langford não chegou para manter Unics na Euroleague

Enorme desilusão para o Unics Kazan que, com cinco vitórias, e depois de uma série de vitórias consecutivas nos primeiros quatro encontros da segunda volta, acabou eliminada às mãos do Nizhny, a outra equipa russa do seu grupo. O Unics volta a sentir na pele como avultados investimentos não são garantia de sucesso, e continuará à procura de sucesso na Eurocup. Outra desilusão é o Galatasaray, ainda que a equipa turca, com apenas quatro vitórias, conseguiu segurar uma posição no Top 16, apesar de tudo. Fadados para outros voos, os homens do Galatasaray terão agora oportunidade de dar um sinal claro do seu valor. Finalmente, o Bayern Munique pode ser uma equipa mais forte, este ano, mas estará fora do Top 16, podendo ambicionar a lutar pelo título na Eurocup. Num grupo fortíssimo, os bávaros não foram, capazes de dar um mínimo sinal de capacidade para virar a adversidade a seu favor, terminando apenas com duas vitórias nesta primeira fase.

O Top 16 começa já na próxima semana e os melhores da Europa terão nova, e longa corrida, para garantir a presença no playoff.