Tottenham – LASK Linz (Liga Europa)
O Tottenham está de volta à fase de grupos da Liga Europa e inicia a sua campanha na prova frente ao LASK Linz, emblema austríaco que assumiu o papel de “carrasco” do Sporting no “play-off” de acesso à competição. Os “Spurs” são favoritos à conquista do grupo J e querem entrar a vencer.
Análise Tottenham
Candidato a chegar longe na competição e favorito absoluto à conquista deste grupo J, o Tottenham inicia o seu percurso nesta fase de grupos Liga Europa 2020/21 a atuar em casa, frente ao LASK Linz. Para trás ficaram Loko Plovdiv (1-2), Shkendija (1-3) e Maccabi Haifa (7-2), adversários eliminados na fase preliminar da competição. À imagem do que aconteceu nesses três desafios, o favoritismo volta a estar todo do lado dos “Spurs” que, mesmo que entrem em campo com uma equipa algo alternativa, têm condições mais que suficientes para vencer.
O Tottenham estreou-se oficialmente na época 2020/21 com uma derrota caseira às mãos do Everton (0-1). Daí para cá, os comandados de José Mourinho não mais perderam, já lá vão oito jogos (cinco vitórias e três empates). O encontro do último fim-de-semana, o primeiro após a pausa para compromissos de seleções, culminou com um empate, igualdade que no entanto terá sabido a derrota aos “Spurs”. Na receção ao rival West Ham, o Tottenham cedo se colocou em vantagem e aos 16 minutos já vencia por 3-0 com tentos de Son e Kane (2), mas os últimos dez minutos foram fatais e os locais desperdiçaram a vantagem de três golos.
Na conferência de imprensa de antevisão a este mesmo encontro com o LASK, José Mourinho defendeu a sua equipa das críticas e elevou a fasquia, afirmando acreditar que “na Premier League, com bola, ninguém joga melhor que o Tottenham”.
Frente ao LASK, José Mourinho deverá promover algumas alterações na equipa. Bale e Carlos Vinícius, este segundo emprestado pelo Benfica, deverão fazer as respetivas estreias na equipa titular. Tanganga e Dier não entram nas escolhas, ambos a contas com lesões.
Onze provável: Hart, Doherty, Alderweireld, Sánchez, Davies, Hojbjerg, Winks, Alli, Bale, Son, Vinicius
Análise LASK Linz
Quarto colocado da última edição do campeonato austríaco, o LASK, presente na fase de grupos da Liga Europa pelo segundo ano consecutivo, viu-se obrigado a disputar a fase preliminar da prova. Após golear o DAC 1904 na terceira pré-eliminatória, o conjunto austríaco protagonizou uma das surpresas do “play-off” ao deixar o Sporting pelo caminho. Na visita a Alvalade, o LASK impôs-se aos “leões” categoricamente, por quatro bolas a uma, assegurando o acesso a esta fase de grupos.
Em oito jogos oficiais, o LASK leva seis vitórias, um empate e uma derrota. O único desaire consentido até então aconteceu no duelo com o Rapid Viena (3-0), três dias após a visita a Alvalade – o Rapid também está a disputar esta fase de grupos da Liga Europa. No regresso à ação após os jogos de seleções, o LASK recebeu o SV Worlg para a Taça e venceu por 3-0. Os últimos cinco encontros em que o LASK esteve envolvido terminaram todos com três ou mais golos. O jovem avançado Marko Raguz tem estado em foco neste início de época e leva já seis golos.
Esta visita a Londres corresponde ao desafio mais exigente para o LASK até então em 2020/21. O treinador Dominil Thalhammer deverá apostar num sistema de 1x3x4x3 com variação para 1x5x4x1 em momento defensivo, procurando explorar em transição e nas bolas paradas – o encontro em Alvalade, ainda que com falhas graves da defesa sportinguista, demonstrou que esta é uma equipa bem trabalhada nesses momentos.
Dominik Reiter é baixa no LASK devido a lesão.
Onze provável: Schlager, Ramsebner, Filipovic, Wiesinger, Michorl, Holland, Renner, Ranftl, Gruber, Balic, Raguz
Dica de Prognóstico
As mexidas que José Mourinho se prepara para efetuar em nada alteram o amplo favoritismo do Tottenham que tem todas as condições para vencer este desafio.