Torpedo Zhodino – Rukh Brest (Lyga Vysshaya)
No próximo domingo, o campeonato da Bielorrússia, a Lyga Vysshaya, terá mais uma ronda de jogos relativos à 6.ª jornada. As equipas do Torpedo Zhodino e do Rukh Brest têm encontro marcado para o início da tarde, à hora portuguesa, no Stadyen Tarpeda, em Zhodino, numa fase em que estão separadas por apenas três pontos. Se o Torpedo tem surpreendido pela positiva, o Rukh tem dado, igualmente, boa conta de si na estreia na principal divisão do futebol bielorrusso.
O Torpedo Zhodino é uma equipa experiente e habituada a militar entre a elite do futebol bielorrusso, mas nem por isso conta com argumentos suficientemente válidos para alimentar o objetivo de se apurar para as competições europeias, sobretudo devido à maior capacidade financeira dos maiores clubes bielorrussos. Neste sentido, o 2.º lugar que ocupa à entrada para este jogo, com os mesmos 10 pontos do Slutsk, é altamente meritório. Até à data, o conjunto liderado por Yuri Puntus somou três vitórias, apenas um empate e uma derrota, com quatro golos marcados e dois sofridos.
A única derrota com que o Torpedo Zhodino teve de lidar foi há três jornadas, na visita ao terreno do favorito Dínamo Minsk (0-2). Depois disso, a reação dada pela equipa foi positiva, ao vencer na receção ao Energetyk-BGU, por 2-0. Na última semana, apesar de não ter conseguido somar os três pontos, novo resultado positivo, ao empatar (0-0) na visita ao terreno do BATE Borisov, num jogo onde os homens da casa contavam com amplo favoritismo.
Onze provável: Bushma, Bordachev, Ustinov, Yashin, Afanasjev, Khachaturyan, Premudrov, Yusov, Stepanov, Gabriel Ramos, Antilevskiy
O Rukh Brest é uma equipa que cumpre a estreia no principal escalão do futebol bielorrusso, pelo que, naturalmente, a sua prioridade será o garante da permanência nesta Lyga Vysshaya na próxima época. Para já, a formação tecnicamente orientada por Aleksandr Sednev é 12.ª classificada, com um registo interessante de sete pontos amealhados ao fim de cinco jogos. Além das duas vitórias obtidas, o Rukh empatou um jogo e perdeu outros dois, tendo a mesma marca no número de golos marcados e sofridos: dois.
Na última jornada, o Rukh Brest quebrou um ciclo de três jogos consecutivos sem vencer, ao triunfar na receção ao FK Minsk (1-0). A confiança da equipa ficou, assim, renovada para esta visita a Zhodino. A única vitória nesta edição da Lyga Vysshaya tinha, até então, acontecido na estreia, diante do Dínamo Minsk. Depois disso, o Rukh perdeu com o Energetyk-BGU (0-1) e o BATE (0-1) e empatou com o Slavia Mozyr (0-0).
Onze provável: Nechaev, Gayduchik, Rakhmanov, William, Andronic, Migunov, Sedko, Grechikho, Vasiljev, Petrenko, Bogomolskiy
As duas equipas chegam a esta ronda com a moral reforçada depois dos resultados positivos conseguidos na 5.ª jornada. Em casa, ainda que à porta fechada, o Torpedo Zhodino deverá conseguir ter algum ascendente no jogo, ficando mais próximo, por isso, de somar pelo menos um ponto, ou até mesmo os três em disputa. De qualquer das formas, o Rukh Brest já deu várias provas de que não é uma equipa qualquer e que consegue, sobretudo através da sua organização defensiva, criar dificuldades perante qualquer adversário desta Lyga Vysshaya. A expectativa recai, assim, num jogo disputado a uma toada relativamente morna, onde a prioridade seja a proteção de ambas as balizas, até porque, para o Rukh, um ponto será um bom resultado. Pela consistência que o Torpedo tem evidenciado, também, desde trás, prende-se como uma boa opção o investimento no mercado agregado de dupla possibilidade e total de golos, de Torpedo Zhodino ou Empate e menos de 2,5 golos. Um cenário que surge com cotação de 1.62 na Betclic.