FC Porto e Sporting são os líderes da Liga NOS, Benfica está a apenas três pontos. É esta a arrumação do presépio de natal da Liga portuguesa, quando estamos a duas partidas de fechar a primeira volta. Nas duas jornadas que restam, o confronto entre encarnados e verde e brancos poderá mexer com este equilíbrio no topo, que acaba por ser imagem de marca da presente temporada.

No entanto, nem sempre foi assim. Por um lado, existe uma perceção geral de que o FC Porto está mais forte. Essa ideia advém, em primeiro lugar, do seu estilo de jogo, muito agressivo no último terço, baseado na dimensão mais física dos seus avançados, se comparados com os dos rivais. Também fortalece essa impressão o facto dos azuis e brancos terem dominado os seus rivais nos encontros disputados frente a estes, em Alvalade e no Dragão, ainda que não tenha ido além do empate em ambas as partidas.

FC Porto

FC Porto festeja liderança

O Sporting surge como o conjunto mais equilibrado neste trio. Com uma ideia de jogo melhor definida, com jogadores escolhidos para a levar avante, a equipa leonina nem sempre tem tido exibições de grande destaque na prova, mas isso não a impede de estar no primeiro lugar. Será essa sensação de controlo da situação que melhor convirá à equipa de Jorge Jesus, ainda que tenha que o comprovar quando for jogar ao Estádio da Luz. As vitórias nos jogos frente aos principais rivais são o momento determinante da Liga NOS.

Finalmente, o Benfica. A péssima temporada na Liga dos Campeões, o desalinhar de uma ideia tática que deu quatro títulos, as novidades que Rui Vitória sentiu ter que introduzir, enquanto procurava os jogadores certos para o fazer, demonstram um processo mais cru em termos de construção. A equipa ainda não está muito segura de si, ainda que o foco na Liga NOS possa ajudar a manter-se na luta. Mas, também para o Benfica, o natal será passado a pensar no que os primeiros dias de 2018 irão trazer.

Há quem mereça prendas

Miguel Cardoso Rio Ave

Miguel Cardoso é treinador revelação da Liga NOS

O Sporting de Braga está a cinco pontos do Benfica, no quarto lugar, posição que lhe parece predeterminada. Não é uma situação confortável, ter um lugar destinado, sem grandes perspetivas de terminar mais alto e com enorme responsabilidade para o caso de cair para uma posição mais baixa. Mas Abel Ferreira tem conseguido levar a equipa a uma boa carreira europeia, beneficiando de muitas opções no plantel para continuar a querer manter-se por perto do pódio.

O Marítimo, com um modelo de jogo muito mais focado no momento defensivo, também vem fazendo uma boa carreira, criando dificuldades às equipas mais fortes e dominando quando joga em casa, mantendo-se quase inexpugnável perante o seu público. O Rio Ave, pelo contrário, espraia-se nos relvados da Liga NOS com a sua qualidade ofensiva, muito focada na qualidade dos seus jogadores mais criativos, com Miguel Cardoso a sobressair como um dos treinadores a merecer mais atenção nesta primeira metade do campeonato.

Boas Apostas!