O regresso do clássico entre Vasco da Gama e Corinthians foi um dos grandes destaques da 5ª jornada do Brasileirão 2017. O encontro disputado em São Januário terminou com um “placard” volumoso (2-5), tal como aconteceu na Arena Condá, entre Chapecoense e Grêmio (3-6). O campeão Palmeiras averbou mais uma derrota (1-0), desta vez no Couto Pereira, frente ao Coritiba. No Flamengo, a continuidade de Zé Ricardo está em risco.
O Corinthians deu uma interessante prova de força na deslocação ao Rio de Janeiro, mais concretamente a São Januário, para enfrentar o regressado Vasco da Gama. Os números do “placard” desvirtuam aquilo que se passou dentro das quatro linhas, mas a superioridade do Corinthians é inquestionável, capaz de explorar as fragilidades de um adversário que está a acusar o regresso. O conjunto de Fábio Carille também exibiu várias debilidades defensivas, de tal modo que poderia ter visto a bola anichar-se nas redes à guarda de Cássio pelo menos por mais duas vezes. A capacidade de explorar os espaços deixados pela equipa do Vasco da Gama e a paciência em posse foram chaves para o sucesso de uma equipa que soube sempre reagir à resposta vascaína, equipa que ainda empatou o jogo por duas vezes com um “bis” de Luís Fabiano (1-1; 2-2) . A goleada, consumada nos últimos seis minutos com dois golos de Clayson, permitiu ao Corinthians ascender ao primeiro posto da tabela com 13 pontos, mais um que o Grêmio, emblema que nesta jornada também construiu um amplo resultado na Arena Condá. Depois de ter surpreendido o Cruzeiro no Mineirão, a Chapecoense foi goleada em casa pelo “Tricolor das Pampas” por seis bolas a três, resultado final digno de uma partida de hóquei em patins.
O Palmeiras tarda em encontrar-se com o sucesso, pelo menos no que diz respeito às competições internas. O “Verdão”, atual campeão brasileiro, não vence há quatro jogos oficiais e foi derrotada na visita ao Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, adversário que atravessa uma boa fase e ocupa a terceira posição da tabela em igualdade pontual com o Grêmio. Com menos pontos (quatro) que jornadas disputadas (cinco), o Palmeiras atravessa uma fase complicada, mas Cuca opta por minimizar a situação – “ganhando três jogos, a situação aflora”. O técnico campeão em 2016 também aproveitou para lançar um aviso ao seu balneário, após a partida, sublinhando que “não existem intocáveis”.
Última oportunidade
No Flamengo, a “corda” já esticou de tal forma que estará muito perto de rebentar. As más prestações do “Mengão” neste início de época poderão resultar no despedimento do técnico Zé Ricardo. Segundo a imprensa brasileiro, depois da derrota frente ao Sport Recife (2-0) na Ilha do Retiro, Zé Ricardo reuniu com a direção do clube e foi-lhe transmitido que o próximo desafio, no terreno do Avaí, assinala a derradeira oportunidade para provar que tem capacidade para continuar a orientar a equipa Carioca.
Boas Apostas!