Opção habitual no Club Brugge de Michel Preud’homme, – que se tem revelado a grande sensação da atual temporada da Jupiler Pro League – o lateral-direito Thomas Meunier é mais um dos bons valores que emergem no futebol belga. Já se estreou pela principal seleção da Bélgica e é com naturalidade que por esta altura surge como uma alternativa válida aos compatriotas Alderweireld ou Vanden Borre, integrando a mais recente convocatória de Marc Wilmots.
O jejum de títulos da formação blauw-zwart (azul e preta) acabou há poucos dias com a vitória na final da taça belga, frente ao Anderlecht, por 2-1. A turma sob tutela do mítico guarda-redes Preud’homme terminou também a fase regular do respetivo campeonato na primeira posição, encontrando-se ainda a competir em contexto continental.
Nos quartos-de-final da Liga Europa defrontará os ucranianos do Dnipro, isto depois de ter eliminado Aalborg e Besiktas. Há, portanto, razões para perspetivar uma reta final de temporada bastante positiva para o Club Brugge.
Combinando a experiência de jogadores, como o capitão Simons, com a irreverência e vontade de agarrar a oportunidade caraterística dos jovens, numa receita tão tipicamente belga, o Club Brugge está a viver uma temporada de sonho. No flanco direito, também rosto desta irreverente juventude, a locomotiva Thomas Meunier surge como um importante pilar da estrutura da equipa.
Percurso
Com passagem pelos escalões de formação do Standard Liège, foi através do Club Brugge que Meunier chegou à alta roda do futebol flamenco.
Em Julho de 2011, deixou o RE Virton – na altura no terceiro escalão do futebol belga – com destino precisamente ao Club Brugge. Nesse mesmo ano, voltou a ter a oportunidade de vestir a camisola nacional ao serviço da equipa sub-21, depois de uma ausência dos escalões jovens dos diabos vermelhos, que durava desde os sub-15.
Hoje é um dos indiscutíveis no onze escalonado por saint Michel. O lado direito da defesa é seu e a constante presença nos eleitos é legitimada pelas boas prestações que soma. A carreira na Liga Europa tem dado maior projeção ao seu futebol e é natural que, no final da presente temporada, surja a hipótese de rumar a um campeonato mais competitivo.
Perfil
Introduzir o perfil de Thomas Meunier obriga-nos a referir, primeiramente, a respeitável estampa física do atleta que mede cerca de 1,90m. É, por isso, um jogador que apresenta bons argumentos a nível do jogo aéreo, assumindo um importante papel neste campo, quer a nível defensivo, quer ofensivo. Em trabalho defensivo, a solidez carateriza Meunier. Posiciona-se com critério, fecha bem, é arguto na interpretação que faz dos lances, joga bem em antecipação e é agressivo nas divididas – por vezes até demasiado impetuoso.
Percorre toda a ala com a sua caraterística passada larga, demonstrando ser forte em aceleração. Privilegia a velocidade na hora de atacar, ao invés de procurar contornar os opositores através do drible, embora apresente alguns predicados a esse nível. Em momento ofensivo, Thomas costuma procurar a linha e cruzar, sendo que a entrada no espaço interior para procurar alvejar a baliza – é detentor de um pontapé destro -, ou servir um companheiro, também não seja uma situação estranha ao seu jogo. A nível do passe, apresenta segurança e boa taxa de eficácia. Também não exibe problemas a nível da receção.
Tal como já foi referido atrás, Thomas Meunier parece preparado para dar o salto para outro contexto competitivo. Agenciado pela StarFactory, o portal TransferMarkt avalia o seu passe na ordem dos 4,5M de euros. Convocado para os próximos dois compromissos da seleção belga diante de Chipre e Israel, são já várias as notícias que associam o atleta a novos emblemas. O Inter de Milão, o Southampton e o Aston Villa, têm sido os clubes ultimamente citados pela imprensa.
Ficha Técnica
Nome: Thomas Meunier
Posição: Lateral-Direito
Data de nascimento: 12/9/1992
Naturalidade: Sainte-Ode, Bélgica
Boas Apostas!