Depois de uma longa fase regular que, pela primeira vez, colocou as melhores dezasseis equipas da Europa a jogarem todas contra todas pelo sucesso na Euroleague, é tempo de avaliar as reais forças de cada conjunto.
O sistema desta fase regular teve vários condões positivos, que passaram pelo facto de colocar mais peso na profundidade dos plantéis e na capacidade para dar resposta aos problemas que, ao longo de uma temporada, sempre vão surgindo. Ao mesmo tempo, responsabilizou cada equipa pelos seus resultados desde a primeira semana, perdendo-se a vantagem que existia no facto de poder “limpar ficha” sempre que se mudava de fase. Ora, nestes termos, algumas equipas acabaram por perder o comboio dos playoffs e ficando pelo caminho. As grandes desilusões são, sem dúvida, o Barcelona e o Maccabi Telavive, com o facto destes últimos estarem a prolongar uma quebra que já se iniciou no ano passado.
Do lado das equipas que melhor souberam reagir a este novo formato, a confirmação das qualidades de conjuntos como Real Madrid e o CSKA Moscovo, claramente os mais fortes da prova, não deixaram muito espaço para contestações. As equipas gregas mostraram sinais de fortalecimento, ocupando os lugares seguintes e a vantagem de decidir em casa nestes playoffs. De resto, o Fenerbahce lamentará não ter conseguido forçar uma melhor posição, o que o deixa agora em risco de falhar a Final Four, enquanto Anadolu Efes, Baskonia Vitoria e Darussafaka Dogus atingiram os objectivos da temporada.
Quem pode surpreender?
Nos jogos dos playoffs que incluem as duas equipas mais fortes, não parece restar nenhum espaço para surpresas. O Real Madrid vai defrontar o Darussafaka Dogus, equipa que apenas na última ronda confirmou a sua presença nesta fase e dificilmente terá condições para ultrapassar as melhores qualidades de um conjunto merengue que está destinado a chegar à final.
O mesmo se passará com o CSKA Moscovo, que em termos de opções poderá estar, até, com uma ligeira vantagem sobre o Real Madrid, ainda que não tenha conseguido fechar a fase regular em primeiro. Encontrar-se-á com o Baskonia Vitoria, uma equipa muito experiente e rodada, que lhe saberá colocar mais dificuldades do que na outra eliminatória, mas, ainda assim, longe, muito longe, de aceitar surpresas.
Os outros dois confrontos poderão trazer alguma emoção a esta fase da competição. O Olympiakos fechou a fase regular em terceiro lugar e defrontará uma equipa do Anadolu Efes que tem no facto da Final Four se jogar em Istambul a sua principal causa de motivação nestes playoffs. Não parecem, em termos de jogo, serem um conjunto com essa capacidade para travar a larga experiência do Olympiakos neste tipo de encontros. Mas poderão forçar a equipa grega a ter que dar tudo para confirmar o seu bilhete.
O encontro de todas as indecisões vai decorrer entre o Panathinaikos e o Fenerbahce. Apesar de ter terminado na frente, a equipa grega perdeu no confronto directo com a equipa turca, com uma pesada derrota na deslocação à Turquia. Será um jogo de muitos pormenores e de muito controlo emocional, com qualquer deslize do Panathinaikos em casa a poder retirar-lhes o factor casa e a parca vantagem que têm que assegurar até confirmar bilhete para a Final Four.
Com esta a disputar-se em Istambul, não será de esperar que nenhuma das três equipas turcas consiga alcançá-la e o Fenerbahce é mesmo o conjunto com melhores condições para o aproveitar.
Boas Apostas!