A Supercopa Endesa é a primeira competição oficial do basquetebol espanhol, colocando em campo quatro equipas com largos pergaminhos na modalidade e ambições de conquistas para a presente temporada. As quatro participantes englobam os três primeiros classificados da Liga Regular do ano passado, com o Barcelona, campeão em título, a defrontar o Laboral Kutxa, equipa organizadora da prova, enquanto Real Madrid e Valência Basket estarão na outra meia-final.

Vitória-Gasteiz acolherá as partidas que se distribuem entre sexta-feira e sábado. Nos últimos anos, a disputa dos títulos em Espanha tem estado dominada pelo Barcelona e pelo Real Madrid, equipas que conseguiram lidar melhor com a crise financeira, mantendo investimentos muito altos na modalidade. Pelo contrário, equipas como o Valência sentiram a necessidade de rever a sua situação, estando agora a regressar a uma posição confortável em termos desportivos, enquanto o Laboral Kutxa vai demonstrando não ter as mesmas condições para disputar o topo com a sua concorrência.

De qualquer maneira, no campo, todos os quatro participantes nesta Supercopa Endesa apresentam condições de poder lutar pelo título e prometem uma série de encontros de muito bom nível. No Apostas Online preparamos uma pequena análise aos quatro concorrentes para este prova.

FC Barcelona

Justin Doellman com a nova camisola

Justin Doellman com a nova camisola

Xavi Pascual parece ter recuperado o prazer de liderar uma das equipas com mais história no basquetebol europeu. No ano passado, o técnico foi bastante criticado, devido a um mau início de temporada, mas conseguiu, ao longo da mesma, recuperar os jogadores para o espírito coletivo e acabou a sagrar-se campeão na Liga Endesa quando ninguém o esperava. Isso permitiu que o Barcelona passasse por uma espécie de transição tranquila, mantendo a espinha-dorsal da equipa do ano passado, com Marcelinho Huertas, Juan Carlos Navarro, Brad Oleson, Bostjan Nachbar e Ante Tomic, perdendo apenas dois jogadores que tiveram papéis de destaque na equipa, como foram os casos de Kostas Papanikolaou e Joey Doersey, ambos de saída para a NBA. No que toca a reforços, sublinha-se a chegada de Justin Doellman, do Valência Basket, um dos jogadores mais importantes da Liga no ano passado, Tomas Satoransky, o base do Baloncesto Sevilla que tem tudo para estar de passagem pelos culés a caminho da NBA, e ainda Deshaun Thomas, extremo do Nanterre, e Tibor Pleiss, poste do Laboral Kutxa. Com estes jogadores, Xavi Pascual sente ter gente para poder fazer crescer e tornar-se muito competitivo nas próximas épocas.

Real Madrid

Nova chamada para El Chacho

Nova chamada para El Chacho

Época de sabor amargo para Pablo Laso que, no ano passado, acabou por perder a Liga Endesa e a Euroleague quando, a determinado momento da mesma, era visto como o grande favorito a vencer tudo. O estilo de jogo dos Merengues é bastante atrativo, mas faltaram soluções para defrontar equipas que foram muito fortes a nível defensivo. Com isto, o técnico viu o seu lugar tremer e a primeira solução encontrada pela administração foi o reforço da equipa técnica, com a chegada do croata Zan Tabak para assistir o trabalho de Laso. Dentro de campo, será de assinalar a saída de Nikola Mirotic, que continuará a sua carreira na NBA, deixando o Real Madrid órfão de um jogador que se demonstrou ímpar no panorama europeu, pela forma que foi evoluindo a nível técnico e físico. No entanto, os Merengues mantém muita da nata que tornou possível o estilo de jogo de Laso, como são os casos de Sergio Llul, Sergio Rodriguez e Rudy Fernandez. A equipa também se reforçou bastante, com a chegada de K.C. Rivers, Facundo Campazzo e Jonas Maciulis, para o jogo exterior, enquanto Andres Nocioni se poderá transformar num líder do balneário, com Gustavo Ayon a disputar o lugar de poste titular. Com Jaycee Carroll, Felipe Reyes, Marcus Slaughter e Ioannis Bourousis no seu melhor, Pablo Laso pode orgulhar-se de ter o plantel com mais experiência e soluções. A sua missão, é torná-lo numa equipa que vence nos momentos decisivos.

Laboral Kutxa

Heurtel brilhou com a França no Mundial

Heurtel brilhou com a França no Mundial

A viver mais um verão de mudanças profundas, sem capacidade para discutir a nível financeiro a manutenção dos seus melhores jogadores, o Laboral Kutxa contratou o italiano Marco Crespi para ser o timoneiro da equipa. O italiano terá a sua primeira dura missão a convencer o exigente público de Vitoria, onde a consciência da realidade é sempre colocada perante a vontade de ganhar. Thomas Heurtel, Fernando San Emeterio e Lamont Hamilton são os três jogadores que se mantêm com maiores responsabilidades, sendo que se espera bastante de reforços como Doron Perkins, Ryan Gomes e Tornike Shengelia, que pelas suas anteriores experiências, mostram poder trazer qualidade à equipa. Mas sendo o Laboral Kutxa o maior mistério das quatro equipas que estão presentes na Supercopa Endesa – os seus resultados na pré-temporada pouco podem adiantar de perspetivas esperançosas -, o encontro com o Barcelona poderá ser mais do que aquilo que a equipa está pronta a enfrentar neste momento.

Valência Basket

Pablo Aguilar poderá liderar os valencianos

Pablo Aguilar poderá liderar os valencianos

A equipa orientada por Velimir Perasovic foi uma das grandes surpresas da temporada passada, tendo estado na luta pela Liga Endesa e acabando por conquistar a Eurocup. Este ano a exigência cresce, com os jogos da Euroleague a ocuparem um plantel que tem que lidar com a saída de Justin Doelmman, o seu melhor jogador do ano passado. Jogadores espanhóis como Pau Ribas ou Pablo Aguilar demonstram bem o caráter que a equipa pretende ter em campo, com Romain Sato a ser uma excelente peça a manter, pela sua disponibilidade. No que toca a reforços, a chegada de Dwight Buycks, Kresimir Loncar, Luke Harangody ou do jovem Guillem Vives demonstram bem aquilo que o técnico Perasovic deseja – aumentar o número de soluções para voltar a apresentar uma equipa muito organizada e que consegue criar dificuldades a qualquer adversário durante a temporada. Neste momento, no entanto, isso deverá ser pouco para conseguir parar o Real Madrid.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar nesta competição: http://bitly.com/50eurbonus