Ao cabo de duas jornadas, a seleção nigeriana já está qualificada para os quartos-de-final do Torneio Olímpico de Futebol. Depois de se ter superiorizado ao Japão (5-4) na ronda inaugural, a Nigéria levou a melhor sobre a Suécia (0-1) na segunda jornada e conquistou seis pontos que dão direito a disputar a próxima fase da competição que decorre no Brasil. Neste percurso trilhado sob as ordens de Samson Siasia, as “Super Águias” têm contado com o contributo de quatro atletas que jogam em Portugal, divididos por três escalões distintos. Etebo, Amuzie, Shehu e Mohammed foram titulares nos dois encontros disputados até à data.
Oghenekaro Etebo foi figura de proa na primeira jornada do Torneio Olímpico de Futebol ao apontar quatro golos na vitória da Nigéria frente ao Japão (5-4). Internacional A nigeriano em cinco ocasiões, mudou-se do Warri Wolves FC para o Feirense em janeiro de 2016. Às ordens de José Mota, atuou apenas nas últimas quatro jornadas do segundo escalão, apontou um golo na goleada ao Académico de Viseu (0-5). Foi totalista em dois dos quatro jogos que realizou, frente à Oliveirense (3-1) e ao Grupo Desportivo de Chaves (1-1). A participação nos Jogos Olímpicos adiará o regresso de Etebo a Portugal para participar no arranque da Liga NOS, permanecendo sob o olhar atento dos responsáveis do clube “fogaceiro”.
Stanley Amuzie esteve ao serviço do Olhanense na última temporada. O defesa de 21 anos chega ao Algarve proveniente do futebol italiano, onde atuou ao serviços das equipas Primavera de Sampdoria e Parma. Abraçou a primeira aventura profissional na Ledman Liga Pro, estreando-se em fevereiro, num encontro caseiro frente ao Varzim. Participou em 15 partidas mas só foi totalista em três, frente a Mafra (1-0), Oriental (0-0) e Santa Clara (1-0). Destaque para o golo apontado no “derby algarvio” diante do Farense na 42ª jornada, quando apontou um golo ao cair do pano que valeu a vitória à formação de Olhão. Internacional A pela Nigéria, Stanley Amuzie participou em dois encontros de qualificação para a CAN diante do Egipto.
Abdullahi Shehu é o atleta mais mediático deste lote de quatro atletas nigerianos que atuam em Portugal, uma vez que na última temporada foi opção regular no União da Madeira. Jogador que se destaca pela polivalência, Shehu foi utilizado em várias posições na equipa insular da última época, embora seja no meio-campo defensivo que se sente mais confortável. Internacional pela seleção principal em 12 ocasiões, em 2013 marcou presença tanto no mundial sub-20 como no torneio de Toulon. Apesar da descida de divisão, tudo indica que Abdullahi Shehu vai permanecer na Madeira ao serviço do União.
Usman Mohammed vai partilhar o balneário do União da Madeira com Abdullahi Shehu. O médio de 22 anos notabilizou-se ao serviço do FC Taraba do país natal, foi chamado aos trabalhos da seleção principal e o União da Madeira propôs ao atleta a possibilidade de abraçar o primeiro projeto no futebol europeu. Os serviços do jogador foram assegurados em janeiro e a confirmação foi dada em janeiro. A julgar por aquilo que tem feito nesta edição dos Jogos Olímpicos, Usman Mohammed poderá ser uma peça importante na campanha insular.
Boas apostas!