Sunderland – Leicester City (Premier League)
O Sunderland recebe o campeão em título da Premier League mas está determinado a lutar pelos três pontos. Os Black Cats perderam em Anfield na última jornada mas Moyes está a passar a mensagem de que podem tornar o Stadium of Light numa espécie de bastião, que os pode livrar da despromoção. O Leicester City tem os oitavos da Champions já garantidos mas precisa de se aplicar a sério para melhorar na Premier League. Estão só a dois pontos da zona de descida.
O Sunderland está a ter uma temporada dolorosa mas a luta pela sobrevivência é algo que, infelizmente, já se tornou um hábito. É um problema sério e há muita gente próxima do clube que quase preferiam a despromoção para ter tempo para reconstruir o projeto, de modo a regressar à primeira divisão com recursos mais consistentes para não viver temporada após temporada de sufoco até à derradeira semana.
Supostamente, a vinda de David Moyes obedece a essa noção. Fazer o melhor possível esta época mas estar já a pensar a médio prazo, independentemente da liga em que fiquem nos próximos anos. O maior risco numa estratégia prolongada como esta é a impaciência dos adeptos. Que a certa altura desta travessia do deserto, o cansaço seja tal que se queira ver qualquer coisa positiva no momento, e acaba por se começar tudo de novo.
Os Black Cats estão na última posição da Premier League, com duas vitórias, dois empates e nove derrotas (oito pontos). Mas ainda há um mês o panorama era bastante mais negro. Bastaram duas vitórias consecutivas, de facto as únicas desta nesta campanha na Liga Inglesa, frente ao AFC Bournemouth (1-2) e Hull City (3-0), para que o Sunderland ganhasse nova vida no que à classificação diz respeito. Continuam no fundo da tabela mas estão só com um ponto de desvantagem em relação ao Swansea e a três de sair da zona negra. O aparente ressurgimento foi travado na última jornada, em Anfield (2-0), mas o opositor era um dos líderes do campeonato. Agora Moyes quer fazer do Stadium of Light um bastião, uma fortaleza, onde a equipa se possa resistir para se manter à tona.
Onze Provável: Pickford – Jones, Koné, Djilobodji, Aanholt – Denayer, Ndong, Piennaar – Watmore, Defoe, Anichebe.
Na próxima quarta-feira o Leicester City vem ao Dragão para a última partida da fase de grupos da Liga dos Campeões mas já tem o primeiro lugar do grupo garantido. Terá apenas que cumprir calendário e assim talvez esteja bem na hora de por todos os recursos na competição de que é ainda campeão em título. Todos assistimos à improvável e heroica conquista da Premier League pelos Foxes e sabíamos que dificilmente esta equipa se poderia manter pelo mesmo patamar, considerando o reforço dos principais candidatos ao título e a estreia na Liga Milionária. A participação na prova europeia superou todas as expetativas, até Ranieri já manifestou espanto por ter ganho o grupo, mas a classificação no campeonato está a ser fraquíssima, tendo quase revertido ao ponto de por o Leicester a lutar pela manutenção. Neste momento são décimos quartos, com treze pontos, a dois de Hull e Palace que estão na separação das águas. Precisa de terminar urgentemente com a série de quatro partidas na Liga sem uma vitória: empates com Tottenham (1-1) e Boro (2-2), derrotas com West Brom (1-2) e Watford (2-1).
Na última jornada os Foxes só conseguiram contrariar a dose dupla de Álvaro Negredo na segunda parte e através de duas penalidades.
Kasper Schmeichel continua de a recuperar da lesão; Danny Drinkwater fica de fora por castigo.
Onze Provável: Zieler – Simpson, Huth, Morgan, Fuchs – Mahrez, King, Amartey, Musa – Okazaki, Slimani.
Sunderland | 0-2 | Leicester City |
Premier League 2015/16
|
Leicester City | 4-2 | Sunderland |
Premier League 2015/16
|
O Leicester venceu os dois confrontos da temporada passada por dois golos de diferença. O último triunfo do Sunderland foi há quase dez anos, no terreno do adversário, quando os dois emblemas pontuavam no Championship.