Suíça – Alemanha (Liga das Nações)
A segunda jornada do grupo 4 da Liga das Nações opõe as congéneres de Suíça e Alemanha, nações com sortes distintas na ronda inaugural. O conjunto comandado por Joachim Low quer confirmar o favoritismo teórico e alcançar a primeira vitória na atual edição da prova, ao passo que os suíços esperam responder ao desaire em solo ucraniano.
Análise Suíça
A seleção da Suíça, uma das quatro nações que marcou presença na “final-four” a última edição da Liga das Nações, iniciou a sua campanha na versão 2020/21 da prova em falso. Na visita à Ucrânia, os suíços viram a formação de Leste passar para a frente do marcador e ainda empataram graças a um grande golo da autoria do avançado benfiquista Haris Seferovic, mas um tento apontado por Zinchenko permitiu aos ucranianos reassumirem a liderança do marcador e, consequentemente, somarem os três pontos. O desaire no Leste da Europa aumenta a responsabilidade à entrada para este desafio com a Alemanha, mas os helvéticos precisarão de fazer bem melhor para alcançar algo de positivo: ainda que tenham tido mais bola no embate com a Ucrânia, revelaram parca capacidade tanto em termos coletivos quanto individuais para furar a organização defensiva da Ucrânia e foram excessivamente permissivos em transição, algo que frente a uma seleção com o nível da Alemanha, poderá ser fatal. Vladimir Petkovic sabe que a sua equipa terá pela frente um jogo bem distinto, com menos tempo de posse e isso fará com que a Suíça adote uma estratégia diferente aqui, mais cautelosa e apostada sobretudo em explorar em transição. Atendendo à presença de Espanha e Alemanha no mesmo grupo, a verdade é que as hipóteses da Suíça no que concerne ao apuramento são reduzidas, importando no entanto continuar a preparar a participação no Euro 2020.
Onze provável: Sommer, Mbabu, Elvedi, Akanji, Rodríguez, Steffen, Aebischer, Xhaka, Embolo, Vargas, Seferovic
Análise Alemanha
A seleção da Alemanha não pode contar com as “estrelas” do Bayern de Munique mas isso não faz com que o conjunto germânico deixe de ser um dos mais fortes coletivos europeus, sério candidato à vitória no grupo. Joachim Low tem à sua disposição uma equipa mais jovem que o habitual mas igualmente talentosa e, no embate com uma Espanha com caraterísticas idênticas por se encontrar em renovação, o saldo final da partida foi um empate a uma bola. Num jogo com boas ocasiões de parte a parte, a Alemanha até esteve na frente, mas um golo de Gayá já no derradeiro minuto da compensação impôs a divisão de pontos. Em teoria, esta Suíça será adversária mais acessível para a jovem Alemanha que, de resto, tem muito mais a ganhar que a perder: Low tem procurado retirar a pressão dos jogadores por forma a que se soltem e estes entendem a participação nesta Liga das Nações como uma oportunidade de excelência para demonstrarem que têm qualidade e capacidade para marcar presença no Euro 2020. Numa altura em que o fator casa é mais relativizado que nunca, os jovens germânicos apresentar-se-ão na Suíça descomplexados, apostados em exibir o seu (bom) futebol à imagem do que fizeram com a Espanha e perspetiva-se que a Alemanha seja capaz de confirmar o favoritismo teórico que ostenta.
Onze provável: Trapp, Rudiger, Sule, Can, Kehrer, Gosens, Gundogan, Kroos, Brandt, Sané, Werder
Dica de Prognóstico
Pese embora a ausência dos jogadores do Bayern de Munique, esta seleção alemã aparenta ter capacidade mais que suficiente para vencer este encontro.