Suécia – Espanha (Euro 2020)
A Suécia e a Espanha colocam-se frente a frente esta terça-feira na Friends Arena, num desafio a contar para a 8ª jornada do Grupo F da fase de qualificação ao Euro 2020. Os suecos foram conquistar mais uma vitória habitual contra um selecção de um calibre muito inferior, e procuram agora diminuir a distância para o topo da tabela. Do outro lado chega a líder de grupo Espanha, que falhou em vencer na última jornada, e procura redimir-se aqui antes do fim da pausa para jogos de selecções.
A Suécia ocupa o 2º lutar com 14 pontos, fruto de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com parciais de 17 golos marcados e 8 golos sofridos. Os suecos chegam aqui após terem conseguido alguns bons resultados, outros nem tanto, pelo caminho, começando por vencer a Roménia (2-1), empatado em terreno da Noruega (3-3), vencido a Malta (3-0), perdido às mãos da Espanha (3-0), vencido as Ilhas Faroé (0-4), empatando na recepção à Noruega (1-1) e, na última jornada, vencido a Malta (0-4).
A Suécia apresentam um leque de bons jogadores, com destaque para os defesas Granqvist, Krafth e Lindelof, os médios Ekdal e Forsberg, e os avançados Marcus Berg e Guidetti. Com o deslize deste seu adversário na última jornada, a Suécia ficou a 5 pontos do topo deste Grupo F, e permanece com apenas 1 ponto de vantagem sobre a 3ª classificada Roménia, havendo aqui bastante interesse por parte dos suecos em somar estes pontos.
Onze Provável: Olsen – Lustig, Lindelof, Granqvist e Bengtsson – Ekdal, Olsson, Larsson e Forsberg – Berg e Isak.
A Espanha, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 19 pontos, fruto de 6 vitórias e 1 empates, com parciais de 18 golos marcados e 4 golos sofridos. Após seis vitórias consecutivas, onde bateram a Noruega (2-1), Malta (0-2), Ilhas Faroé (1-4), Suécia (3-0), Roménia (1-2) e Ilhas Faroé (4-0), a Espanha viu o seu registo 100% vencedor chegar ao fim na última jornada com a deslocação à Noruega, onde não conseguiu melhor que um empate (2-2).
O seleccionador Robert Moreno apresenta uma selecção recheada de elementos de qualidade, apresentando um forte espinha-dorsal, começando com Kepa Arrizabalaga na baliza, Ramos e Inigo Martínez ou Diego Llorente na defesa, médios como Busquets, Ñíguez e Thiago Alcântara, entre muitos outros, e avançados como Rodrigo Moreno. Sergio Ramos fica de fora para este jogo, por acumulação de amarelos, e Inigo Martínez deverá ser o escolhido a fazer dupla de centrais com Raul Albiol.
Onze Provável: Arrizabalaga – Navas, Albiol, Martínez e Bernat – Busquets, Ñíguez e Thiago – Oyarzabal, Moreno e Ceballos.
A Espanha tem sido superior à Suécia e venceu os últimos 3 confrontos directos entre ambas. As duas selecções apresentam boa qualidade entre as suas fileiras e ambas apontam para a vitória, a Espanha para reforçar o 1º lugar, e a Suécia para manter a Roménia afastada. Adivinha-se, portanto, um jogo interessante, com maior domínio da Espanha, que também deverá ser que levará a melhor. Ainda assim, este será um jogo com as duas equipas a deverem conseguir chegar ao golo.