Sporting – Vitória FC (Liga NOS)
Na reta final da 33.ª e penúltima jornada da Liga NOS, as equipas do Sporting e do Vitória Futebol Clube, de Setúbal, entram em campo na próxima terça-feira, num jogo agendado, à porta fechada, para o Estádio José Alvalade, em Lisboa. A equipa comandada por Rúben Amorim está na luta pelo 3.º lugar, que ocupa com mais dois pontos que o Braga, e pretende vencer antes da visita à Luz para realizar o “derby” diante do Benfica na última jornada. Já o conjunto orientado por Lito Vidigal atravessa uma grave crise de resultados e corre sérios riscos de descer de divisão, numa altura em que, a duas jornadas do fim, soma os mesmos 30 pontos de Tondela e Portimonense.
Análise Sporting
Num ano marcado por uma prestação abaixo das expectativas, o Sporting chega a esta reta final da Liga NOS na 3.ª posição da tabela de classificação geral, com registo de 59 pontos, que conferem uma vantagem de dois para o Braga e um atraso de 12 em relação ao rival e vice-líder Benfica. À procura de garantir a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa da próxima época, os “leões” chegam a este desafio com registo total de 18 vitórias, cinco empates e nove derrotas, onde marcaram 48 golos e sofreram 32.
Na última jornada, a equipa do Sporting averbou a primeira derrota sob o comando do técnico Rúben Amorim, que, assim, também perdeu pela primeira vez no principal campeonato português, depois de um registo imaculado no Braga e, até à última semana, nos “leões”. Na visita ao Estádio do Dragão, o Sporting perdeu por 2-0, naquele que acabou por ser mesmo o jogo da atribuição do título ao FC Porto. Ficou quebrada uma sequência de oito jogos consecutivos sem perder, onde o Sporting tinha vencido, por último, na receção ao Santa Clara (1-0).
Onze provável: Maximiano – Quaresma, Coates, Nuno Mendes – Ristovski, Matheus Nunes, Wendel, Acuña – Plata, Sporar, Jovane
Análise Vitória Futebol Clube
A atravessar um período bastante complicado, a equipa do Vitória Futebol Clube (de Setúbal) chega a esta penúltima jornada na 17.ª e penúltima posição da tabela classificativa, com os mesmos 30 pontos de Portimonense e Tondela, a cinco de distância de Paços de Ferreira e Belenenses, que já terão assegurado a vaga na próxima edição da Liga NOS. Em 32 partidas do campeonato, a formação sadina, que passou recentemente a ser comandada por Lito Vidigal depois da saída do treinador espanhol Julio Velázquez, somou seis vitórias, 12 empates e 14 derrotas, onde marcou 25 golos e sofreu 43.
Sem conhecer o sabor da vitória há incríveis 14 jogos consecutivos, o Vitória vai para este jogo em Alvalade debaixo de intensa pressão, uma vez que perdeu nos últimos seis jogos realizados. Depois do desaire na visita ao despromovido Aves (1-0), no jogo de estreia de Lito Vidigal – que rumou ao Bonfim com o firme propósito de salvar a equipa de descida –, o Vitória voltou a sair derrotado, na última jornada, aquando da receção ao Famalicão (1-2), onde sofreu o golo da derrota já em cima do fim do tempo regulamentar, depois de ter conseguido restabelecer o empate ainda na primeira parte.
Onze provável: Paes – Sílvio, Jubal, Artur Jorge, André Sousa – Semedo, Nuno Valente, Éber Bessa – Carlinhos, Hachadi, Zequinha
Dica de Prognóstico
Os níveis de pressão, à entrada para este jogo, estão elevados sob os ombros dos jogadores de ambas as equipas, ainda que, devido ao contexto relativamente natural da derrota do Sporting no “clássico” com o FC Porto, o Vitória de Setúbal possa vir a entrar em campo ainda mais pressionado. A equipa de Vidigal atravessa uma crise de resultados que se arrasta há meses, numa altura em que precisa reagir sob pena de cair para o segundo escalão em 2020/21. Num jogo onde se prevê que o Sporting venha a ter o domínio, perante um Setúbal que não deverá remeter-se de forma exclusiva à sua organização defensiva, é expectável que sejam os “leões” a ter mais e melhores oportunidades para marcar. Neste sentido, terá interesse a opção, no mercado de 1X2, da vitória do Sporting, com cotação de 1.41 na Betclic.