O sorteio da Liga Europa, o Sporting partia com a vantagem de ser cabeça-de-série, mas sabia que nem só adversários fáceis poderiam aparecer-lhe pela frente, como seria de esperar. Encontrou o Wolfsburgo, equipa alemã que, atualmente, está no segundo lugar da Bundesliga. Não foi nem o melhor, nem o pior que poderia ter acontecido à equipa leonina, ainda que, há distância, poucas certezas se poderão vir a ter. O mercado de inverno poderá trazer novidades ao Sporting, em algumas posições chave, como o ataque e o centro da defesa, enquanto também para os alemães do Wolfsburgo, com a Liga dos Campeões no horizonte pela sua posição na tabela germânica, a Liga Europa poderá acabar por não ser tão apetecível.
Na equipa do Wolfsburgo existem algumas caras conhecidas dos adeptos portugueses. O suíço Diego Benaglio é um titular indiscutível na baliza dos “Lobos”, depois de ter passado no Nacional da Madeira, sendo que outro ex-nacionalista, o central Felipe Lopes, ainda não se estreou na presente temporada e chegou mesmo a ser falado como opção para o Sporting. Depois, também o internacional português Vieirinha tem sido uma opção regular do técnico Dieter Hecking. O treinador anunciou-se satisfeito com o sorteio e esperará que jogadores como Bendtner, Olic, Guilavogui, De Bruyne, Perisic ou Luiz Gustavo sejam suficientes para fazer a diferença perante o Sporting. Um desafio bem exigente para a equipa de Marco Silva.
Muito equilíbrio numa competição de luxo
A Liga Europa tem-se vindo a transformar numa competição de luxo, onde conseguimos encontrar vários projetos que, a nível europeu, vão procurando a sua afirmação. Já nesta eliminatória teremos a possibilidade de encontrar vários duelos onde se espera bastante equilíbrio.
O Tottenham defrontará a Fiorentina num jogo entre duas equipas que, nos últimos anos, têm estado entre as principais animadoras dos respetivos campeonatos. Ambos conseguiram, num passado recente, chegar a fases mais adiantadas desta prova e apostarão mais forte, este ano, em conseguir uma vaga na final.
Outro encontro de imenso equilíbrio deverá ser o Athletic Bilbao perante o Torino. O futebol italiano não viverá o melhor dos seus períodos, mas equipas como o Torino poderão alimentar o sonho de atingir uma fase adiantada. Aliás, a Itália tem mesmo vários candidatos no terreno, visto que, para além de Fiorentina e Torino, poderemos ainda encontrar o Roma (que defronta o Feyenoord), o Nápoles (que defronta o Trabzonspor) e o Inter (que encontrará o Celtic).
Da Inglaterra, para se juntar ao Tottenham, estará também o Everton, que venceu o seu grupo e encontrará uma das equipas mais desejadas deste sorteio, os suíços do Young Boys, enquanto o Liverpool, “caído” da Liga dos Campeões, não terá tarefa fácil perante os sempre lutadores turcos do Besiktas.
Espanha tem sido um dos países com capacidade para colocar equipas em adiantadas fases desta competição e o atual detentor do título, o Sevilla, defrontará os exigentes germânicos do Borussia Monchengladbach. A outra equipa espanhola presente nesta fase, o Villarreal, encontra os austríacos do Red Bull Salzburgo, equipa que luta pelo reconhecimento ao mais alto nível.
Finalmente, merece destaque a presença do Zenit São Petersburgo na Liga Europa, apresentando-se como um dos grandes favoritos a chegar longe. Os russos orientados por André Villas-Boas terão pela frente os holandeses do PSV e depois da desilusão sentida na Liga dos Campeões, não haverá mais espaço para falhanços num plantel que vale muitos milhões.