Em Portugal, o encontro do único representante nacional na Liga Europa reclamou todas as atenções na jornada inaugural da Liga Europa 2018/19. O Sporting bateu o Qarabag por duas bolas a zero numa ronda em que a maioria dos favoritos fizeram jus ao estatuto.

Foto: "Reuters/Rui Marchante"

Foto: “Reuters/Rui Marchante”

O Sporting triunfou no primeiro encontro da história entre uma equipa portuguesa e outra “azeri” na fase final de uma competição europeia. Em Alvalade, a formação verde e branca teve autoridade e astúcia suficientes para levar de vencido o Qarabag, pentacampeão do Azerbaijão que caiu com golos de Raphinha já no segundo tempo e Jovane Cabral a dois minutos do fim. A equipa treinada por Qurban Qurbanov poucos calafrios criou à equipa da casa e, sempre que conseguiu, fê-lo maioritariamente por intermédio do haitiano Wilde Guerrier, jogador que mereceu inclusive elogios do técnico José Peseiro. A vitória por duas bolas a zero coroa a exibição da melhor equipa em campo, dominadora durante praticamente toda a partida e capaz de deter as investidas adversárias maioritariamente encetadas em situações de transição.

No outro jogo do grupo, a situação foi idêntica. A disputar a fase de grupos da Liga Europa pela segunda época consecutiva, o Arsenal entrou a golear frente ao Vorskla Poltava e construiu uma goleada por quatro bolas a duas. Pierre Aubameyang (2), Danny Welbeck e Mesut Ozil fizeram os golos dos “Gunners” que chegaram a estar em vantagem por quatro bolas a zero, mas consentiram dois golos no último quarto de hora, apontados por Volodymyr Chesnakov e Vyacheslav Sharpar.

Vitória na origem

O encontro entre Red Bull Leipzig e Red Bull Salzburgo foi um dos que suscitou maiores motivos de interesse nesta ronda inaugural da fase de grupos da Liga Europa 2018/19 por motivos que dispensam explicação. No duelo entre alemães e austríacos, venceu o conjunto oriundo da nação de origem da Red Bull: o Salzburgo. A equipa que aparenta ser assolada por uma maldição que continua a ditar a sua eliminação na fase preliminar da Liga dos Campeões ano após ano triunfou por três bolas a duas – aos 22 minutos já vencia por duas bolas a zero com golos de Moanes Dabour e Amadou Diara, sofreu o empate em virtude dos tentos de Konrad Laimer e Yussuf Poulsen e fez o 2-3 já bem perto do fim com um golo de Fredrik Gulbrandsen.

Sevilha goleia; Finalista da última edição entra mal

A estreia do vencedor máximo do troféu também nos merece um olhar: O Sevilha de Daniel Carriço e André Silva (não saiu do banco) goleou o Standard Liège de Orlando Sá por cinco bolas a uma. Éver Banega e Ben Yedder “bisaram”, Franco Vázquez também colocou o seu nome na lista de marcadores e Moussa Djenepo encurtou as distâncias.

A jogar em casa e em superioridade numérica desde a hora de jogo, nada fazia prever que o Marselha, finalista vencido da última edição da prova, saísse derrotado do seu primeiro compromisso nesta fase de grupos da Liga Europa. Lucas Ocampos até deu vantagem à equipa francesa logo aos três minutos no embate com o Eintracht Frankfurt e Lucas Torró empatou aos 52 minutos, seis minutos antes de Jetro Willems receber ordem de expulsão. Em superioridade numérica, o Marselha não só não conseguiu vencer, como sofreu o 2-1, golo de Luka Jovic, sérvio contratualmente ligado ao Benfica.

Outros destaques

  • O Dudelange, primeira equipa luxemburguesa a apurar-se para a fase final de uma competição europeia, perdeu por uma bola a zero com o AC Milan, golo de Gonzalo Higuaín.
  • Maurizio Sarri não procedeu a grandes alterações na equipa e o Chelsea foi ao Toumba vencer o PAOK por uma bola a zero.
  • Celtic e Rosenborg, adversários na fase preliminar da Liga dos Campeões desta época, voltaram a encontrar-se. O duelo no Celtic Park repetiu-se: vitória da formação “católica”.
  • O Fenerbahçe foi goleada pelo Dínamo em Zagreb e o técnico Cocu poderá estar em muito maus lençóis
  • A reviravolta da noite foi protagonizada pelo Bayer Leverkusen: em solo búkgaro, o Ludogorets vencia por duas bolas a zero com golos de Keseru e Marcelinho, mas o Bayern deu a volta com golos de Kai Havertz (2) e Thelin. Destaque para o segundo golo de Havertz.

Boas apostas!