Metade dos jogos da segunda jornada da Liga dos Campeões estão cumpridos e o destaque vai para as duas equipas portuguesas que entraram em campo. O Sporting recebeu o Legia de Varsóvia e cumpriu, ainda que tenha ficado aquém, em número de golos, perante as oportunidades criadas, enquanto o FC Porto perdeu em Leicester, complicando a sua vida num grupo onde o FC Copenhaga parece também estar lançado. O empate do Real Madrid em Dortmund, naquele que era o jogo da noite, também merece nota.
Alvalade satisfeita, mas com vontade de mais
Os primeiros minutos do encontro entre Sporting e Legia de Varsóvia terão assustado os mais incautos, que não esperariam tanta intensidade de uma equipa polaca que, apesar de viver um mau momento, deixou claros sinais de qualidade. No entanto, passado o susto inicial, o Sporting tomou conta dos acontecimentos e poderia mesmo ter conseguido uma goleada nesta partida. Bryan Ruiz desbloqueou a situação ao minuto 28, com Bas Dost a aumentar a vantagem logo aos 37 minutos.
Apesar do enorme domínio leonino, a bola acabou por não voltar a entrar, sendo que parte da razão para tal foi a grande exibição de Malarz, o guarda-redes polaco. Durante a segunda parte, com a equipa a segurar a vantagem, o técnico leonino, que ontem, no banco, foi Raúl José, soube gerir a situação do encontro e poupar algumas peças, enquanto vai dando minutos a Lazar Markovic, claramente, entre as opções que chegaram no último mercado, aquela que mais atenção merece na equipa técnica – e que partiu com a vantagem de já ter sido treinado por Jorge Jesus.
A teoria não chega ao relvado
Nuno Espírito Santo deu uma grande entrevista a um jornal inglês, mas olhando para o que se passou no King Power, dá para perceber que entre as ideias do treinador e aquilo que a sua equipa realmente joga há ainda uma larga distância. O Leicester, que por sua parte tem perfeita consciência das suas forças e fraquezas, dominou o encontro.
O único golo surgiu ainda na primeira parte, com Slimani a corresponder a um centro de Mahrez, formalizando assim um golo 100% argelino na Liga dos Campeões. Sempre muito ativo na resposta ao ataque portistas, o campeão inglês não permitia qualquer folga a uma defesa que pareceu sempre pisar brasas perante a capacidade física do adversário.
O treinador do FC Porto voltou a mexer na equipa, lançando Herrera e Diogo Jota, para mais tarde entrar Corona, passando de um meio-campo de linhas mais juntas para uma ocupação a toda a largura do terreno, mas nem de uma nem de outra forma conseguiu, alguma vez, aproximar-se da ideia de poder empatar. A teoria de Nuno Espírito Santo demora a ser assimilada pelos jogadores e com apenas um ponto em dois jogos, as contas complicam-se.
Gigantes empatam em Dortmund
O jogo da semana, muito provavelmente, com o Borussia Dortmund a testar o seu momento de evolução frente a um Real Madrid que vai passando por este início de temporada sem brilho, mas também sem preocupação. Será, talvez, a equipa mais descontraída dos Merengues, devendo isso a uma enorme confiança naquilo que Zinedine Zidane promete alcançar com um grupo de jogadores bastante forte.
Cristiano Ronaldo abriu o ativo pouco depois do quarto de hora, com um forte remate após assistência de Gareth Bale, mas Aubameyang aproveitou um erro de Keylor Navas para empatar a partida antes do intervalo. Na segunda parte, Varane cabeceou para o segundo tento dos espanhóis, com Schurrle a atuar como salvador dos mineiros, com um golo a três minutos do fim. Com o empate entre os dois favoritos do Grupo, ganha ainda mais interesse os próximos encontros entre Borussia Dortmund e Sporting.
A jornada em curtas
- Cuidado com o Copenhaga! Goleou o Club Brugge por 4-0 e mostrou que é candidato ao apuramento num grupo mais equilibrado do que se pensava à partida.
- O Tottenham reconquista a esperança no seu grupo, depois de ter vencido em Moscovo por 1-0, enquanto na Principado, Monaco e Bayer Leverkusen empataram a um golo.
- Sem dúvidas na vantagem da Juventus, que alcançou nova goleada perante o Dinamo Zagreb (4-0), o destaque do grupo H vai para a vitória magra do Sevilla frente ao Lyon, que ainda assim lhe garante vantagem sobre os franceses.
Boas Apostas!