Sporting CP – SL Benfica (Primeira Liga)
Emoções à flor da pele em Alvalade. Os rivais Sporting e Benfica vão estar frente a frente pela segunda vez na mesma semana num embate que pode ser decisivo para as contas finais da Primeira Liga. Quem levará a melhor?
Análise Sporting
O Sporting sobe ao “tapete verde” de Alvalade com o fator casa a seu favor, um ponto de vantagem na tabela classificativa e um jogo a menos. A conjuntura classificativa é favorável aos “leões” que sabem que, mesmo que não vençam, permanecerão na liderança e com um jogo por disputar que, caso vençam, poderá permitir “abrir” uma vantagem de quatro pontos.
Apesar disso, o Sporting entrará em campo presumivelmente apostado em conquistar os três pontos e, logicamente, com uma postura em consonância com esse objetivo. Se a meio da última semana o Sporting foi à Luz resgatar o empate que precisava (2-2) para se apurar para a final do Jamor com uma postura mais expectante e reativa, no caso deste duelo, a expetativa é a de que os comandados de Rúben Amorim adotem uma postura mais parecida à que exibiram na primeira mão da meia-final, em Alvalade: mais autoritária e, simultaneamente, vertical.
No que a potenciais alterações no onze diz respeito, destaque para a presumível entrada de Pote no onze, habitual titular que falhou os últimos encontros devido a lesão e que, caso esteja apto, deverá iniciar o jogo. Adán continua de fora e Franco Israel prosseguirá na baliza depois da exibição competente na visita à Luz.
Onze provável: Israel, Quaresma, Coates, Inácio, Catamo, Matheus Reis, Morita, Hjulmand, Trincão, pote, Gyokeres
Análise Benfica
Poucos dias depois de ter falhado o segundo grande objetivo da temporada no plano interno ao ver gorada a possibilidade de chegar à final da Taça de Portugal, o Benfica parte para Alvalade ciente de que a conquista dos três pontos se reveste de grande importância. Os “encarnados” não dependem somente de si mesmos para chegar ao título, mas uma eventual vitória permitirá passar para a frente com dois pontos de vantagem e, ainda que o Sporting tenha um encontro em atraso, a “batata quente” ficaria do lado da formação leonina.
A temporada não tem corrido de acordo com as elevadas expetativas geradas no início da temporada, mas o principal objetivo do Benfica permanece intacto: a conquista do bicampeonato. Para tal, é quase que unânime que a equipa sob alçada de Roger Schmidt precisa de subir de produção comparativamente ao que tem feito nos últimos jogos para o campeonato, nomeadamente nas vitórias tangenciais frente a Casa Pia (0-1) e Chaves (1-0). O embate com o Sporting (2-2), para a Taça, terá correspondido a uma das melhores exibições da temporada da equipa Benfiquista, opinião partilhada pelo próprio treinador na conferência de imprensa após o encontro e pela esmagadora maioria dos adeptos presentes na Luz que, após a eliminação da Taça, reconheceram o esforço da equipa. Ainda que o saldo final da eliminatória não tenha sido o esperado, os índices de confiança da equipa não terão saído afetados, sendo que os “encarnados” quererão, com toda a certeza, responder nesta visita a Alvalade.
Onze provável: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Rafa, Neres, Di María, Tengsted
Dica de Prognóstico
Um “derby” é sempre um encontro de tripla, ainda para mais com a feição decisiva que se reconhece a este Sporting – Benfica. Como tal, “fugir” aos mercados de resultado talvez seja a opção mais consciente, privilegiando, talvez, a tendência que se tem verificado nos embates entre rivais nesta temporada: a possibilidade de ambas as equipas chegarem ao golo, algo que aconteceu nos três embates entre estas duas equipas na presente época.
Casas de Apostas com os melhores Bónus