O Sporting, está ainda em três frentes, luta pelo título na Liga NOS, Taça de Portugal e Liga Europa, sendo que uma das competições já a conquistou, falo pois da Taça da Liga. Mas, são três frentes em que não se vê grandes probabilidades de sucesso, neste momento. Na Liga NOS são 9 os pontos que precisa recuperar para chegar à liderança, apesar dessa distância já ter estado com dois dígitos (11 pontos). O último resultado, frente ao Sporting de Braga foi animador, com um claro triunfo por (3-0), mas a verdade é que estamos a entrar na 23ª jornada, e de facto o cenário não é animador para que os leões possam continuar a alimentar a luta pela discussão do título.

Também na Taça de Portugal, os leões estão neste momento a meio da eliminatória com o Benfica, e também aqui o cenário não é muito favorável. A equipa de Marcel Keiser perdeu (2-1) no jogo da primeira mão, e não tem boas recordações dos jogos com o Benfica. Este ano empatou no Estádio da Luz, para o campeonato, e perdeu em Alvalade por (2-4). Por fim, a Liga Europa também se complicou para o Sporting, depois de perder (0-1), com o Villarreal, no jogo da primeira mão dos dezasseis avos de final.

Este poderá ser mais um ano negativo, para os lados de Alvalade, isto tendo em conta que poderá não atingir nem o primeiro nem o 2º objectivos a que a se propuseram. No entanto, não há que esquecer o período crítico que os leões passaram na última temporada, e conseguirem reagir tão bem em tão pouco tempo é algo que apenas está ao alcance dos maiores clubes. Mas, é tempo de também começar a dar uma olhadela na próxima época, e nada melhor que começar por “arrumar a casa”.

público

público

Esta semana os leões confirmaram a saída de dois jogadores, um deles que apanhou todos de surpresa, ou não estivéssemos a falar do capitão Nani, um dos homens da casa, e como tal um dos mais respeitados e queridos por parte da massa adepta. Nani foi formado no clube, e foi um dos mais promissores jogadores que rapidamente rumou para o estrangeiro. Em 2007/2008 rumou a terras de sua majestade, para ingressar no Manchester United. Por ali ficou 8 épocas, vivendo o seu apogeu como futebolista, e em algumas épocas foi até visto como o sucessor de Cristiano Ronaldo. No entanto, a sua carreira teve muitos altos e baixos, e em 2014-2015 faria o seu primeiro regresso à casa mãe. Ficou apenas uma temporada até rumar a Istambul para jogar uma época no Fenerbahce. Nas duas épocas seguintes jogou na Lazio, até regressar pela 2ª vez a casa, agora no início desta época para vestir novamente de leão ao peito.

Foi assim ainda mais curta esta 2ª passagem pelo seu “clube do coração”, e esta semana o Sporting oficializou a sua saída rumo à MLS, onde irá jogar no Orlando City. Na mesma semana sai outro jogador do sector atacante, o avançado Luc Castaignos. O jogador chegou na época 2016-2017, mas nunca se conseguiu impor, completando apenas 6 jogos, até rumar ao seu país de origem para jogar no Vitesse. Aí realizou 30 jogos, mas mesmo assim ficou-se apenas por 2 golos apontados. Regressou esta temporada e não fez mais de 3 jogos. Com esta saída o Sporting consegue poupar uma importante verba, em termos salariais, de um activo que tinha uma utilização residual.

Desta forma, o Sporting começa a olhar para o futuro, e nada melhor que começar por fazer uma “limpeza”, desde logo dos jogadores excedentários, mas também aqueles que auferem uma massa salarial elevada. Os próximos dias dirão se haverá ainda mais mexidas durante até final da temporada.