Sporting – Aberdeen (Liga Europa)
Na próxima quinta-feira, ao final da tarde, a equipa do Sporting receberá, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, à porta fechada, a visita dos escoceses do Aberdeen, a propósito da realização da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, que dará acesso, numa só mão, à disputa do “play-off” de qualificação para a fase de grupos da segunda maior prova de clubes da UEFA. Os “leões” não poderão contar com a presença do Rúben Amorim no banco de suplentes, uma vez que o treinador está a recuperar da infeção de covid-19, que já prejudicou os termos da preparação da equipa do Sporting para um jogo que assinalará o arranque oficial de 2020/21. Do outro lado, o conjunto de Derek McInnes lutará por causar uma surpresa e continuar à procura de fazer história.
Análise Sporting
A equipa do Sporting marca presença nesta 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa depois de ter falhado o seu principal objetivo de 2019/20 no campeonato português, na última jornada, que passava por garantir o 3.º lugar, que dá acesso direto à fase de grupos desta competição europeia. Com Rúben Amorim a cumprir a primeira pré-temporada no comando técnico dos “leões”, o jovem treinador estará impossibilitado de guiar a equipa neste primeiro jogo, visto que acusou positivo à covid-19 e está em processo de recuperação e em isolamento em casa.
Neste mercado de transferências, o Sporting tem procurado encontrar um balanço entre equilibrar as contas financeiras e manter ou aumentar a qualidade competitiva do plantel às ordens de Amorim. Foi neste sentido que saíram jogadores como Marcos Acuña, Rodrigo Battaglia ou Francisco Geraldes, tendo feito o caminho inverso peças como Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Antonio Adán ou Zouhair Feddal. Na pré-época de preparação para esta temporada, o Sporting conseguiu recentemente bons resultados, ao vencer o Portimonense (2-1), o Belenenses (3-1) e o Valladolid (2-1). As últimas semanas de trabalho têm sido afetadas por um surto de covid-19 no seio da equipa, que inviabilizou a realização do jogo frente ao Gil Vicente, no passado fim-de-semana, marcado pela 1.ª jornada da Liga NOS.
Onze provável: Adán – Neto, Coates, Feddal – Ristovski, Matheus Nunes, Wendel, Nuno Mendes – Jovane, Sporar, Vietto
Análise Aberdeen
A equipa do Aberdeen tem-se afirmado, nos últimos tempos, como uma das melhores forças do futebol escocês na atualidade, como demonstra o 4.º lugar que ocupava, a apenas um ponto do 3.º classificado Motherwell, aquando da interrupção da Premiership Escocesa em 2019/20. O treinador Derek McInnes está no comando técnico da equipa desde 2013, pelo que tem as suas ideias muito bem interiorizadas pelo grupo de trabalho, que pouco mudou em termos efetivos em relação ao plantel que estava ao dispor na época de 2019/20.
A competir oficialmente desde o início do mês de agosto, uma vez que o campeonato escocês não foi retomado após a interrupção e arrancou a edição de 2020/21 em data normal, o Aberdeen já participou nas duas pré-eliminatórias da Liga Europa anteriores, tendo vencido primeiro o Runavik, por 6-0, e depois o Viking, há uma semana, fora de portas, por 2-0. No passado domingo, a equipa de McInnes foi derrotada em casa pelo Motherwell (0-3), naquele que foi apenas o segundo desaire no campeonato na nova época. Em seis jogos na sua liga, o Aberdeen somou 12 pontos, tendo vencido quatro vezes, com cinco golos marcados e outros cinco sofridos.
Onze provável: Lewis – Hoban, Logan, Considine – McCrorie, McGeouch, Ferguson, Hayes – Wright, Hedges – Watkins
Dica de Prognóstico
Apesar do favoritismo conferido à equipa do Sporting para seguir em frente rumo ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa, o facto de a equipa portuguesa ter aqui a sua estreia oficial na nova época, contra um conjunto do Aberdeen que já cumpriu oito jogos oficiais em 2020/21 poderá vir a ter o seu peso. A dinâmica da coesão defensiva é um dos aspetos que a equipa de Amorim mais precisava de trabalhar nos últimos tempos, pelo que ainda deverá estar longe de estar afinada, ainda que, ofensivamente, o Sporting tenha argumentos individuais e coletivos para criar oportunidades contra uma equipa de um nível inferior como é este adversário escocês. Ainda assim, pela previsão de um jogo onde ambas as equipas consigam criar boas ocasiões para marcar, a melhor aposta será o investimento no mercado de ambas as equipas marcam, cotado a 1.87 na Bet.pt.