Southampton – Arsenal (Premier League)
Na próxima quinta-feira, a equipa do Arsenal desloca-se até ao St. Mary’s Stadium, onde enfrentará, à porta fechada, a equipa do Southampton, numa partida agendada a propósito da 31.ª jornada da Premier League inglesa. Com 10 pontos à maior sob a zona de despromoção, os “saints” seguem motivados, especialmente depois do triunfo convincente que conseguiram na retoma do campeonato. Do outro lado, estará uma equipa dos “gunners” muito abaixo das expectativas e cada vez mais distante da zona de apuramento europeu.
Análise Southampton
Tendo como principal objetivo a permanência no primeiro escalão do futebol inglês, a equipa do Southampton chega a esta jornada 31 da Premier confiante e motivada. Na 13.ª posição da tabela classificativa, os 37 pontos que já somaram permitem aos “saints” ter uma vantagem atual de 10 para o Bournemouth, o primeiro conjunto abaixo da linha de água. Logo acima, seguem Newcastle e Everton, com apenas mais um ponto, e abaixo o Brighton, com menos quatro pontos e mais um jogo realizado. Em 30 partidas, a formação orientada por Ralph Hasenhüttl somou 11 vitórias, quatro empates e 15 derrotas, com 38 golos marcados e 52 golos sofridos.
Depois de sair para o interregno com registo de apenas uma vitória nos últimos sete jogos realizados, o Southampton conseguiu voltar em grande estilo à competição. Na última sexta-feira, em visita ao terreno do último classificado Norwich City, a equipa de Hasenhüttel conseguiu vencer por esclarecedores 0-3, com todos os golos a serem apontados na segunda parte da partida, onde a sua superioridade ficou absolutamente vincada, perante a incapacidade do Norwich em responder, na sequência de um primeiro tempo maioritariamente pautado pelo equilíbrio.
Onze provável: McCarthy – Valery, Stephens, Bednarek, Bertrand – Armstrong, Ward-Prowse, Hojbjerg, Redmond – Ings, Obafemi
Análise Arsenal
A atravessar uma temporada para esquecer, o Arsenal chega a esta 31.ª ronda do campeonato inglês num pobre 10.º posto da tabela classificativa, onde soma apenas 40 pontos ao fim de 30 jogos. O registo global é de nove vitórias, 13 empates e oito derrotas, onde os “gunners” apontaram 41 golos e sofreram em igual número. Com distância de seis pontos para o 5.º lugar, o primeiro a garantir, para já, o apuramento para a Liga Europa, a formação tecnicamente orientada pelo espanhol Mikel Arteta segue ainda atrás de Wolves (46 pontos), Tottenham (45), Sheffield United (44) e Crystal Palace (42). Logo abaixo na classificação estão Burnley (39), Everton (38), Newcastle (38) e Southampton (37).
O regresso da equipa londrina à competição aconteceu há cerca de uma semana atrás, aquando da realização do jogo em atraso relativo à jornada 28, com o Manchester City. À exibição de enorme inferioridade, o Arsenal agregou a derrota por 3-0. No passado fim-de-semana, foi a vez de tornar a jogar fora, desta feita no terreno do Brighton, com novo desaire, desta feita por 2-1. Um jogo bastante ingrato para os “gunners”, que até abriram o marcador aos 68 minutos, por Nicolas Pépé, mas acabaram por ver os “seagulls” dar a cambalhota no marcador, com golos marcados aos 75’ e 90+5’. Depois de conseguir aproximar-se da zona de qualificação para as provas da UEFA até à paragem, em março passado, dificilmente o Arsenal poderia imaginar pior regresso.
Onze provável: Martínez – Bellerín, Holding, Mustafi, Tierney – Guendouzi, Saka, Ceballos – Pépé, Nketiah, Aubameyang
Dica de Prognóstico
Depois de perder dois jogos consecutivos, no regresso à competição, o Arsenal terá de procurar dar uma resposta positiva, numa partida que se prevê tudo menos fácil, perante um Southampton que, pela situação tranquila que vive na tabela classificativa, deverá procurar disputar o jogo pelo jogo, tentando mesmo três pontos que lhe permitam alcançar o Arsenal na classificação. Sendo ambas as equipas dois conjuntos com qualidade inquestionável no processo ofensivo, mas com várias lacunas no momento defensivo, é muito provável que este seja um jogo com diversas oportunidades de golo de parte a parte. Assim, a melhor aposta será no mercado de ambas marcam, cotado pela Bet.pt a 1.54.