Sopron KC – SL Benfica (FIBA Europe Cup)
Em jogo da segunda jornada da FIBA Europe Cup, as duas equipas que saíram derrotadas da jornada inaugural do Grupo B terão a oportunidade de se recuperar para a corrida ao apuramento. Sendo que ambas partem como os conjuntos menos favoritos para o alcançar, o que se viu na semana passada, foram equipas com capacidade para conseguir dar luta aos plantéis com maior experiência internacional. A equipa do Benfica terá aqui uma oportunidade de ouro para poder alimentar esperanças de ter uma temporada europeia mais larga do que no ano passado.
Com uma primeira parte de muita qualidade, o Sopron KC alimentou esperanças de causar a surpresa da jornada inaugural da FIBA Europe Cup, para mais jogando no Pavilhão do Antuérpia. No entanto, a maior experiência internacional da equipa belga acabou por deixar os húngaros a poucos pontos da sua primeira vitória numa competição FIBA. O que esse jogo ajudou a perceber é que o Sopron KC tem mesmo em Edin Bavcic uma força difícil de conter. Ao somar 28 pontos e 14 ressaltos, o extremo-poste bósnio colocou o seu nome entre o das estrelas a seguir na prova, demonstrando um enorme apetite pelo trabalho próximo das tabelas. Também Hernst Laroche e Damir Rancic estiveram em bom plano, sendo este o trio que mais problemas causará para a equipa encarnada na tarde desta terça-feira. A equipa húngara também não tem tido um início de época fácil, no seu campeonato, somando, até agora, três vitórias e três derrotas. No passado fim-de-semana, recebeu e venceu o KTE Duna, conjunto que somava, até então, os mesmos pontos na tabela classificativa.
O SL Benfica também esteve muito perto de surpreender o Cibona, em casa, acabando por perder por quatro pontos de diferença. Depois de uma primeira parte de bastante qualidade, a equipa encarnada perdeu gás, muito devido ao facto de Carlos Lisboa ter optado por uma rotação mais reduzida do seu plantel. Não aproveitando ao máximo as potencialidades do seu plantel, o Benfica viu jogadores como Carlos Andrade e Daequan Cook baixarem de produção nos últimos dois períodos, permitindo a fuga no marcado dos croatas, liderados por James Florence no tiro exterior. Nos encarnados, para além dos dois jogadores referidos, também Jeremiah Wilson e Cláudio Fonseca estiveram em bom plano, sentindo-se, no entanto, a ausência de Fred Gentry, lesionado.Felizmente, a equipa já contará com Ivica Radic, o mais recente reforço do plantel benfiquista e que teve direito aos seus primeiros minutos na vitória incontestável frente ao Galitos, em jogo da LPB.
Em ano de estreia do Sopron KC nas competições internacionais, as duas equipas farão também o seu primeiro jogo de sempre.
Em termos globais, o basquetebol húngaro não está muito à frente do português, no que toca ao seu reconhecimento internacional. Por isso mesmo, espera-se uma partida muito equilibrada, ainda que a presença de Bavcic no jogo interior possa criar problemas defensivos para os encarnados. Mas com a rotação a crescer, o Benfica pode mesmo sonhar com a vitória.