Numa temporada em que o Benfica procura somar o seu quarto título consecutivo, a jornada 25 deu-nos a ver quatro golos marcados por cada um dos três primeiros classificados. Benfica, FC Porto e Sporting marcaram por quatro vezes e cimentaram as suas posições, com Águias e Dragões na luta pelo primeiro lugar, enquanto os Leões sossegam no derradeiro lugar do pódio.

Marcar cedo e descansar

André Almeida Benfica

André Almeida e Mitroglou marcaram ao Belenenses

O Benfica foi o último dos grandes a entrar em campo, repetindo a dose de quatro golos e assegurando, desta forma, a liderança do campeonato. Rui Vitória volta a falar de finais, tal como no ano passado, mudando apenas as cores do competidor. Sendo que a conversa começa, desde já, a centrar-se na visita do FC Porto ao Estádio da Luz, convém perceber que os encarnados, depois da eliminação da Liga dos Campeões, não podiam dar muitos minutos de ansiedade a um Estádio que é visto como uma das forças da equipa. E foi André Almeida, que até entrou para actuar como lateral-direito, quem desbloqueou o assunto, ao aproveitar um erro do adversário para abrir o marcador aos 12 minutos.

Mais golos apenas na segunda parte, com os habituais suspeitos a conseguirem deixar marca na partida. Ao minuto 52, foi Mitroglou a finalizar para o 2-0. Apenas oito minutos mais tarde, Salvio conseguiu desfeitear Cristiano com um remate de longe, enquanto Jonas fecharia as contas já em tempo de descontos. Uma verdadeiro passeio, neste segundo tempo, com a goleada a ajudar ao restabelecimento da confiança da equipa do Benfica. Uma semana mais, o primeiro lugar fica garantido.

Cada vez mais seguros

Tiquinho Soares FCP

Tiquinho Soares está imparável

O FC Porto viajou até Arouca para alcançar uma goleada fácil para os azuis e brancos, que se revelam cada vez mais seguros da sua capacidade para sonhar com o título nacional. Danilo Pereira foi rápido a marcar, logo aos 15 minutos, com Tiquinho Soares a aumentar a vantagem para dois golos aos 25. A segunda parte trouxe mais do mesmo, desta vez com Diogo Jota a marcar o terceiro golo da equipa, para que Tiquinho voltasse a marcar, elevando para quatro, os números da vitória dos portistas.

A cena da perseguição do FC Porto ao Benfica teve assim mais um episódio, com os Dragões a demonstrarem capacidade para ultrapassar, sem problemas, os desafios que vão tendo na Liga NOS. Mas, pelo caminho, é a preparação da abordagem ao jogo no Estádio da Luz que estará em causa. Hoje haverá ainda que cumprir, em Turim, a obrigação europeia de tentar revirar um resultado negativo. Mas talvez seja mesmo por aí que Nuno Espírito Santo valorizará este encontro. De maneira a encontrar mais respostas para utilizar no jogo do ano.

Bas Dost e os três mosqueteiros

Empurrado pelas lesões e castigos, Jorge Jesus lançou um trio de pequenos mosqueteiros no apoio a Bas Dost que acabaram por marcar o encontro realizado em Tondela. Gelson Martins, Daniel Podence e Matheus Pereira deram uma imprevisibilidade ao jogo de ataque dos leões que permitiram ao holandês sobressair com quatro golos marcados, número que poderia ter sido superior se este não tivesse desperdiçado uma grande penalidade.

O Sporting parece estar definitivamente focado em preparar a nova temporada. Ao dar minutos a vários jovens jogadores, vai encontrando respostas certeiras dentro do plantel aos problemas que, este ano, não conseguiu ultrapassar. Bryan Ruiz foi adaptado à posição 8 e, não demonstrando a capacidade de impôr a sua presença num espaço muito alargado, beneficiou da maciez do meio-campo adversário para se apresentar bem, através da sua elogiada capacidade de passe.

Boas Apostas!