Slavia Mozyr – Torpedo Zhodino (Lyga Vysshaya)
Num dos jogos do próximo sábado, relativos à 8.ª jornada da Lyga Vysshaya, a primeira divisão bielorrussa de futebol, as equipas do Slavia Mozyr e do FC Torpedo Zhodino têm confronto agendado para o Stadyen Junatsva, em Mozyr. À porta fechada, o conjunto liderado por Mikhail Martinovich vai tentar dar sequência à vitória, arrancada a ferros, da última jornada, face ao vice-líder do campeonato, que tem sido uma das principais sensações das sete primeiras jornadas da liga bielorrussa.
O Slavia Mozyr chega a esta jornada após um trajeto interessante nas primeiras sete, onde conseguiu amealhar um total de 10 pontos, que deixam a equipa comandada por Mikhail Martinovich confortável na 8.ª posição, em igualdade pontual com Vitebsk, Dínamo Brest e Gorodeya, à entrada para a ronda. A vantagem relativamente aos lugares de despromoção é de sete pontos. Em sete jogos, o Slavia conseguiu vencer três, empatou um e perdeu noutros três, tendo apontado um total de 10 golos e sofrido 12. Com este registo, tem, à data, a terceira defesa mais batida da Lyga Vysshaya.
A moral com que o Slavia chega a este desafio mais alta não poderia estar, isto porque, há uma semana, a formação de Mozyr venceu, de forma incrível, na visita ao Vitebsk, por 3-2. A perder por 2-1 ao minuto 85 (depois de ter entrado a ganhar, na primeira parte), o Slavia conseguiu a reviravolta em apenas dois minutos (86’ e 88’), com “bis” apontado por Maksym Slyusar, que saltou do banco para vestir a pele de herói. Quebrada ficou uma sequência de quatro jogos sem vencer e outra de três derrotas consecutivas, a última das quais nas meias-finais da Taça da Bielorrússia, ante o BATE.
Onze provável: Baranovskiy, Raevskiy, Kovalevskiy, Nedashkovskiy, Tymonyuk, Pantea, Potapov, Costrov, Kotlyarov, Narh, Melnikov
O Torpedo Zhodino tem sido uma das principais sensações do campeonato bielorrusso, chegando a esta 8.ª jornada na vice-liderança da classificação geral. Com 14 pontos, a equipa tecnicamente orientada por Yuri Puntus segue com mais um ponto que o BATE e a dois do líder Slutsk. Uma campanha que tem superado as expectativas, até porque os favoritos ao título têm ficado para trás, até aqui. Em sete jogos, o Torpedo venceu quatro, empatou dois e perdeu em apenas uma ocasião. Ao todo, são nove golos marcados e apenas quatro sofridos, o que faz com que a defesa do Torpedo seja a terceira menos batida da liga.
Na última jornada, a equipa de Zhodino conseguiu o regresso às vitórias, depois de dois empates consecutivos, em ambos os casos a zeros, contra o BATE e o Rukh Brest. Aconteceu na visita ao terreno do FK Minsk, onde o Torpedo ganhou de forma expressiva, por 5-2, com destaque para uma primeira parte onde a equipa de Puntus já vencia por 4-1, ao intervalo. A única derrota de 2020, ao nível do campeonato, aconteceu à 3.ª jornada, no terreno do Dínamo Minsk (0-2).
Onze provável: Bushma, Bordachev, Ustinov, Yashin, Khachaturyan, Premudrov, Kaplenko, Stepanov, Gabriel Ramos, Gorbachik, Antilevskiy
Sendo este um duelo entre duas equipas com argumentos ligeiramente diferentes (com alguma supremacia para aquilo que o Torpedo tem evidenciado nas últimas épocas e, especialmente, nas primeiras sete jornadas da presente edição da Lyga Vysshaya), é de esperar que o fator casa, favorável ao Slavia Mozyr, tenda a equilibrar as contas. A superior consistência defensiva demonstrada pelo Torpedo Zhodino, no entanto, deverá fazer com que o conjunto de Yuri Puntus fique mais próximo de um resultado positivo, num jogo que deverá ter alguma animação em termos de futebol de ataque. Neste sentido, será um bom investimento a opção pelo mercado agregado da dupla possibilidade favorável à vitória do Torpedo Zhodino ou Empate, em junção com mais de 1,5 golos no jogo. Com cotação de 2.00, na Bet.pt, esta será, sem dúvida, uma aposta com muito valor.