Slavia de Praga – Anderlecht (Liga Europa)
Slavia de Praga e Anderlecht medem forças na derradeira eliminatória de acesso à fase final da Liga Europa. O vice-campeão checo eliminou a formação portuguesa do Rio Ave na terceira pré-eliminatória e quer repetir o sucesso diante do Anderlecht, formação belga que chega à Liga Europa depois de ter caído na fase preliminar da Liga dos Campeões.
O trajeto dos checos do Slavia de Praga na Liga Europa 2016/17 começou na segunda pré-eliminatória da competição, etapa em que levou a melhor sobre os estónios do FC Levadia. Um golo marcado fora de portas (3-1), na primeira mão da eliminatória, permitiu que uma vitória por duas bolas a zero na segunda mão fosse o suficiente para garantir o acesso à segunda pré-eliminatória. Frente ao Rio Ave de Nuno Capucho, os checos não foram além de um nulo em casa e empataram a uma bola na segunda mão, em Vila do Conde. Embora tenha levado a melhor sobre a formação portuguesa, tal como os resultados dos dois jogos indicam, o Slavia estava perfeitamente ao alcance do Rio Ave.
Além dos quatro jogos europeus que disputou até à data, o Slavia de Praga já realizou mais dois encontros oficiais para o campeonato checo. Na primeira jornada, empatou em casa com o Zlín (2-2) e na segunda também dividiu pontos na visita a casa do Jihlava (1-1).
Onze Provável: Jiri Pavlenka, Jan Mikula, Jan Boril, Michael Ngadjui, Simon Deli, Jiri Bílek, Tomas Soucek, Josef Husbauer, Jaromír Zmrhal, Milan Skoda, Gino van Kessel
Eliminado pelo FK Rostov no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Anderlecht ficou condenado a disputar a fase preliminar da Liga Europa. Apesar da crise que assola o conjunto russo, a formação belga não foi capaz de se superiorizar e, depois de um empate a dois na Rússia, perdeu por duas bolas a zero em casa e deitou o sonho milionário por terra. O embate com o Slavia de Praga assinala a estreia na atual edição da Liga Europa, depois de uma época em que chegou aos oitavos-de-final da prova. O Anderlecht “vingou” derrota com o FK Rostov em dia de estreia no campeonato belga, ao golear o Kortjik por cinco bolas a uma. Já na segunda jornada, os pupilos comandados pelo suíço René Weiler não foram além de um nulo no terreno do St. Truiden. Na deslocação à República Checa, os belgas querem rubricar uma exibição idêntica à que protagonizaram na Rússia, desafio no qual entraram de forma desinibida e conquistaram vantagem nos primeiros minutos, obrigando o adversário a correr atrás do prejuízo.
Depois de falhar o acesso à Liga dos Campeões, o Anderlecht perdeu uma peça essencial no seu sistema: Steven Defour, médio com passagem anterior pelo FC Porto que se transferiu para o Burnley, tornando-se no jogador mais caro da história do clube inglês. Baixa importante na equipa do Anderlecht, que se reforçou com jogadores como Sebastien De Maio, Dennis Appiah, Alexandru Chicpiu, Sofiane Hani ou Diego Capel.
Onze Provável: Davy Roef, Dennis Appiah, Sebastián de Maio, Bram Nuytinck, Fabrice N’Skala, Leander Dendoncker, Sofiane Hanni, Youri Tielemans, Idrissa Sylla, Alexandru Chipciu, Franck Acheampong
O Anderlecht é favorito a seguir para a fase de grupos da Liga Europa e quer afirmar-se já nesta primeira mão, procurando conquistar um resultado positivo para poder gerir a vantagem em casa. Na eliminatória “milionária” com o Rostov, o conjunto de Bruxelas demonstrou uma boa atitude fora de portas e quer repetir a prestação. O Slavia de Praga tem capacidade para equilibrar a eliminatória, mas não dispõe dos mesmos argumentos que o Anderlecht.