Shkendija – Rosenborg (Liga Europa)
O derradeiro “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa 2018/19 coloca frente a frente duas equipas que estiveram envolvidas na fase preliminar da Liga dos Campeões. O Rosenborg viaja até à Macedónia apostado em defender a vantagem alcançada no jogo da primeira mão, em solo norueguês.
O Shkendija, campeão da Macedónia maioritariamente apoiado por albaneses, estreou-se nas competições europeias da atual temporada na 1ª pré-eliminatória de acesso à Liga do Campeões. Apesar de ter conseguido superiorizar-se aos galeses do The New Saints e aos moldavos do Sheriff Tiraspol, não teve capacidade suficiente para levar de vencida a equipa austríaca do Red Bull Salzburgo, perdendo ambos os desafios (3-0; 0-1) e averbando a primeira derrota no seu terreno para as competições europeias.
“Outsider” à entrada para esta eliminatória, o Shkendija esteve a perder por três a zero no Lerkendal Stadion, em Trondheim, mas um golo do brasileiro Stênio Júnior na reta final do desafio permitiu à equipa moldava alimentar alguma esperança antes deste encontro da segunda mão, embora o favoritismo da equipa nórdica tenha saído reforçado após o duelo da primeira mão.
Antes de receber o Rosenborg, o Shkendija conquistou a primeira vitória da temporada para o campeonato da macedónia ao levar de vencida a formação do Belasica por quatro bolas a uma.
Onze Provável: Kostadin Zahov, Meclan Murati, Visar Musliu, Mevlan Adili, Gledi Mici, Valmir Nafiu, Armend Alimi, Ennur Totre. Besart Ibraimi, Izair Emini, Stênio Junior
O Rosenborg caiu às mãos do Celtic na fase preliminar da Liga dos Campeões e em consequência dessa eliminação viu-se obrigado a disputar duas eliminatórias para tentar entrar na Liga dos Campeões. A equipa norueguesa não teve dificuldades para superar os irlandeses do Cork City (0-2; 3-0) e também iniciou a eliminatória frente ao Shkendija da melhor forma, triunfando por dois golos de diferença e confirmando o bom momento de forma que atravessa: não perde há oito jogos – desde a visita a Celtic Park – e somou os últimos quatro jogos por vitórias.
No último fim-de-semana, o Rosenborg recebeu e venceu o Stromsgodset por quatro a três. O treinador holandês Rini Coolen não procedeu a grandes alterações no onze, abdicando apenas de Marius Lundemo e Jonathan Levi, jogadores que ainda assim viriam a entrar no jogo – o segundo até foi a jogo antes da meia hora, devido a lesão de Pal André Halland.
Apesar da vitória no reduto do Cork City (0-2), o Rosenborg perdeu os dois jogos anteriores fora de portas, ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, às mãos do Valur (0-1) da Islândia e dos escoceses do Celtic (3-1).
Onze Provável: André Gansen, Vegar Hedenstad, Even Hovland, Birger Meling, Tore Reginiussen, Andrs Konradsen, Marius Lundemo, Mike Jensen, Issam Jebaili, Jonathan Levi, Nicklas Bendtner
Ambas as equipas marcaram no primeiro jogo e esse cenário também se confirmou em três dos últimos cinco desafios de cada uma destas formações. O Shkendija tem que marcar e caso se adiante no marcador, o Rosenborg terá que correr atrás do prejuízo.