Shakhtar – Basel (Liga Europa)
O Shakhtar Donetsk orientado pelo técnico português Luís Castro continua a sonhar bem alto na Europa do futebol. O Basel é o adversário que se segue no caminho do campeão ucraniano.
Análise Shakhtar
“Outsider” no que diz respeito à luta pela Liga Europa, competição que outrora conquistou ainda com a denominação de Taça UEFA (curiosamente, a última edição antes da conversão), o Shakhtar Donetsk quer aproveitar aquela que poderá ser a edição mais equilibrada de sempre da prova para vingar e voltar a almejar a glória europeia. Ainda que não seja tido como favorito à vitória final, o conjunto ucraniano já apresentou as suas qualidades em embates com conjuntos teoricamente superiores e pelo menos nesta eliminatória terá pela frente aquela que é provavelmente a equipa mais vulnerável de entre as que se encontram a concurso. Os “mineiros” são favoritos ao acesso à próxima fase e o desempenho na segunda mão da eliminatória com o Wolfsburg dá azo a encarar este duelo com o Basel de forma otimista. Na eliminatória com os alemães, após a vitória na primeira mão por duas bolas a uma (pré-interrupção), o Shakhtar confirmou o acesso com um triunfo em Kiev por três bolas a zero, todos os tentos apontados já na ponta final de uma partida em que o Wolfsburg dispôs de uma ou outra ocasião para marcar mas sempre com o Shakhtar no controlo das ações. O “mano a mano” com os “lobos” correspondeu ao regresso à ação passadas quase duas semanas desde o último compromisso disputado pelo Shakhtar, vencedor do campeonato ucraniano por larga margem.
A formação do Leste europeu deverá apresentar-se no habitual 1x4x2x3x1 com Stepanenko e Marcos António num duplo pivot a meio-campo. No ataque, Taison, Marlos e Junior Moraes deverão ser o trio de serviço, procurando garantir que a senda goleadora da equipa ucraniana se mantém.
Khocholava é a única baixa nos ucranianos, devido a castigo.
Onze provável: Pyatov, Dodô, Krivtsov, Matvyenko, Bolbat, Stepanenko, Marcos Antonio, Patrick, Marlos, Taison, Junior Moraes
Análise Basel
O Basel assegurou o acesso a esta “final-eight” da Liga Europa 2019/20 depois de ter passado pelo Eintracht Frankfurt com duas vitórias. Após um surpreendente triunfo por três bolas a zero na Alemanha, o conjunto suíço voltou a vencer no St. Jakobs Park por uma bola a zero. De entre as oito equipas que continuam em prova, o Basel aparenta ser a mais vulnerável, esforçando-se por contrariar esse estatuto de “underdog” na luta pelo acesso à decisão.
A formação helvética não conseguiu conquistar o campeonato suíço, falhando por larga margem, pelos que os derradeiros desafios na prova serviram essencialmente para preparar esta fase final da Liga Europa. Verificou-se um interregno de apenas três dias entre o último jogo do campeonato suíço antes da paragem e este embate com o Frankfurt para a Liga Europa, mas mesmo assim, o Basel não impressionou em termos de ritmo e intensidade, precisando de subir de produção para poder almejar algo de positivo neste encontro com o Shakhtar. A parca produtividade da equipa em termos ofensivos nos últimos encontros é igualmente um problema: os últimos dois jogos no campeonato terminaram empatados sem golos e o único tento da partida surgiu de um lance individual, de insistência, em que a defesa do Frankfurt ficou muito mal na fotografia. Os suíços terão que melhorar muito para desmontar a defensiva do Shakhtar.
Omlin, Zuffi, Ramires (lesionados) e Comert (suspenso) não vão a jogo.
Onze provável: Nikolic, Widmer, Werff, Alderete, Petretta, Xhaka, Frei, Campo, Stocker, Pululu, Cabral
Dica de Prognóstico
O favoritismo está todo do lado do Shakhtar Donetsk, formação que aparenta ter mais e melhores argumentos tanto em termos individuais quanto coletivos para seguir em prova.