Numa altura em que o Barcelona e o Real Madrid estão em crise, o Sevilla chegou-se à frente e, com a vitória sobre o Celta de Vigo, assumiu a liderança do campeonato espanhol, usufruindo, mais tarde, do empate do Barcelona em Valencia para continuar no topo da tabela.
Barça escorrega no Mestalla

E vão quatro jogos consecutivos sem vencer no campeonato.
Depois de decepcionar com um empate a uma bola na recepção ao Athletic Bilbao, o Barcelona voltou a desiludir e foi empatar, novamente a uma bola, na terreno do Valencia, somando assim o quarto jogo consecutivo sem vencer no campeonato, perdendo um deles. O Valencia colocou-se na frente do marcador desde bem cedo, com Garay a desbloquear o marcador na sequência de canto, aos 2 minutos de jogo. Batshuayi tentou, por duas vezes, aumentar a vantagem no marcador, mas Stegen mostrou-se sempre atento. Com a saída de Gonçalo Guedes, aos 12 minutos por lesão, o Barcelona foi conseguindo ganhar controlo da partida e chegou mesmo ao empate aos 23 minutos por intermédio de Messi, que finalizou de forma exímia de fora de área. O Valencia ainda criou perigo antes do intervalo, mas sem sucesso. O segundo tempo foi mais monótono, poucas oportunidades para os dois lados e, apesar de dominar a posse de bola, os catalães não conseguiram desbloquear o empate. Com este resultado, o Barça cedeu a liderança do campeonato para o Sevilla.
Manu García tomba Galácticos

Real Madrid cai para 5º lugar.
O Real Madrid continuou a desiludir e somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer, no campeonato espanhol, perdendo dois deles. O mais recente desaire foi às mãos do Alavés, numa altura e que os madrilenos tentavam pressionar o Barcelona, que jogava no Mestalla diante do Valencia no fim da jornada, e a turma de Lopetegui até entrou muito bem em jogo, criando várias oportunidades e aproveitando o espaço dado pelo Alavés nas laterais. Passada a fase inicial da partida, o Alavés fechou os espaços e fez com que os Merengues deixassem de ser tão perigosos, tornando-os também algo previsíveis. O nulo manteve-se até ao intervalo. Lopetegui mexeu na equipa e lançou Mariano, que rendeu Benzema, e o Real Madrid entrou novamente bem no segundo tempo, mas voltou à mesma monotonia, com muita posse de bola mas sempre inofensivo.
O Alavés começou a ganhar confiança com alguns contra-ataques perigosos, e as substituições vieram ajudar a equipa da casa. Manu García, em campo desde os 74 minutos, apontou o golo da vitória já para lá dos 90′ e no último lance do jogo. Canto do lado esquerdo, Sobrino ganhou de cabeça e Manu faz a recarga após defesa incompleta de Courtois. Com este resultado, o Real Madrid ultrapassa também a barreira dos 400 minutos sem marcar golos, em todas as competições. Já o Alavés sobe até ao 4º lugar da tabela.
Sevilla conquista o topo da tabela

Sevilla segue embalado.
O Sevilla, que realizou o penúltimo jogo da jornada, antes do embate entre o Valencia – Barcelona, assumiu a liderança, na altura provisória, da tabela e assim acabou por a manter depois do empate dos catalães no Mestalla. Os Sevillistas conquistaram assim a quinta vitória no campeonato espanhol, a quarta consecutiva. Pablo Sarabia inaugurou o marcador aos 39 minutos, finalizando de cabeça um bom cruzamento de Navas. Ben Yedder aumentou para 2-0 a vantagem da equipa da casa, finalizando uma excelente jogada colectiva. Do outro lado, o golo de honra da equipa visitante chegou aos 85 minutos, por intermédio de Sofiane Boufal, rendeu Iago Aspas os 70 minutos, com o avançado a arrancar com a bola atrás da linha de meio-campo e finalizar com uma execução perfeita fora de área, reduzindo a vantagem no marcador. No entanto, o resultado não se alterou e o Sevilla arrecadou assim os 3 pontos.
Outras curtas da jornada:
- Atlético de Madrid vence pela margem mínima na recepção ao Real Betis (1-0), e iguala Barcelona em pontos.
- Espanyol sobe para 6ª posição após vitória expressiva na recepção ao Villarreal (3-1).
- Real Sociedad vence derby basco em casa do Athletic Bilbao (1-3), e sobe para metade cimeira da tabela.
- Leganés vence na recepção ao Rayo Vallecano (1-0) e aproxima-se da saída dos lugares de descida.
Boas Apostas!